BRASIL: PGR DENUNCIA CARLA ZAMBELLI POR “INVASÃO”

Brasil: TSE começa a julgar amanhã 2 dos 8 pedidos de cassação da chapa Bolsonaro/Mourão

Frente ampla para derrotar o arbítrio. É pouco? | Congresso em Foco

O Tribunal Superior Eleitoral, cujo ministro titular, desde semana passada, é Alexandre de Moraes, que também é relator do inquérito inconstitucinal sobre "fake news", iniciará nesta terça (09) o julgamento de duas ações movidas pelos então candidatos presidenciais Marina Silva (Rede) e Guilherme Boulos (PSOL) para cassar a chapa vencedora do pleito.

Ambos os pedidos alegam que um grupo de Facebook denominado "Mulheres contra Bolsonaro" foi hackeado, tendo seu título mudado para "Mulheres com Bolsonaro #17" e seu visual alterado a caráter do novo nome, o que teria beneficiado a campanha do então candidato Jair Bolsonaro. Tal acusação tem sido vista por juristas como frágil, tendo em vista que não há comprovação sobre a autoria do ataque cibernético e tal evento não influiu de forma relevante na eleição.

Existem ainda outros 6 pedidos de cassação em espera. Entre eles, os de autoria de Fernando Haddad (PT) e Ciro Gomes (PDT), que acusam a chapa de ter feito "disparos de fake news" pagos no Whatsapp, e os que apontam possível abuso de poder econômico na colocação de outdoors com "imagens e dizeres repetidos".

Comentários