Ministério da Verdade: 1984 chegou

O “Ministério da Verdade” Marcial – QUESTIONAMENTOS MARCIAIS

Em 1949 George Orwell escreve o clássico 1984, nele, fomos apresentados ao personagem Wiston, que é funcionário de um dos quatro Ministérios que formam o governo totalitário do governante conhecido como Big Brother ---- que controla tudo e todos ----, o Ministério da Verdade. Os outros são: o Ministério da Paz, responsável por guerras; o Ministério da Fartura/Riqueza, que cuida da economia e da fome, alterando dados de produção e fazendo toda a população achar que o país vai muito bem; e o Ministério do Amor, que mantém o Estado de Direito, a Justiça e a Segurança Pública e é responsável pela espionagem. 

Pois bem, o Ministério da Verdade tem por objetivo mentir, é responsável por modificar o passado e deixá-lo de acordo com a vontade do Big Brother. Todo o passado é alterado, todos os jornais e revistas; números e estatísticas; discursos e lutas; e até mesmo o sentido das palavras sofre modificações e fiscalização. 

Parece que o Brasil dará mais um LARGO passo a caminho da concretização do roteiro do livro de George Orwell, passos vêm sendo dados há décadas, primeiro através dos livros de história (com anuência do MEC), onde capítulos e mais capítulos da história do Brasil e do mundo foram escondidos e manipulados; nos governos Lula e Dilma, números e estatísticas foram maquiados, para a população achar que o País ia bem; a linguagem vem sendo modificada através das narrativas do politicamente correto e, agora, temos o monstro chamado PL DAS FAKE NEWS. 

O projeto de lei 2630/2020 tem por objetivo criar um “centro de verificação” para regular e buscar apagar conteúdos que propagam a “desinformação online” e buscar “transparência” dos conteúdos pagos, além do mais, quer impedir o anonimato nas redes sociais (pseudônimos, nickname, perfil referências, etc.). 

Ao tentar regular a manifestação do pensamento e liberdade de expressão na internet, o PL mostra, mais uma vez, o caráter autoritário das ações do estamento burocrático atuante no País. Seguindo o roteiro de 1984, constrói um novo poder regulador e fiscalizador no campo onde os conservadores e opositores mandam e levam a verdade aos seus pares, sendo assim, poderão continuar manipulando notícias sem que haja um contraponto, ficando ao gosto de seus líderes, um Ministério da Verdade à brasileira. Como podemos observar, o livro de Orwell, de 1949, está completamente atual.


Cadastre seu e-mail em "inscrever-se" para receber nossos artigos em sua caixa de entrada e nos acompanhe nas redes sociais.

Comentários