BRASIL: PGR DENUNCIA CARLA ZAMBELLI POR “INVASÃO”

Mentoria potencializa o seu futuro


Atualmente, praticamente em todas as atividades, todos nós necessitamos de orientações para alcançar os resultados e as respostas que desejamos. Todo ser humano precisa de fontes seguras de inspiração e suprimentos que contribuam para o desenvolvimento de seu potencial. 

Nesse tom, para a viabilização de nossos projetos e para a excelência no aprendizado, devemos ter conosco uma pessoa que nos auxilie, desenvolva e inspire a fazer o que planejamos para o nosso futuro, mesmo diante das dificuldades que, aparentemente, distanciam esses objetivos. 

Esse guia nada mais é do que o mentoring, ou seja, nosso mentor para relacionamentos e experiências. 

Mas, para entender um pouco sobre a mentoria, também chamada de mentoração, faz-se necessário voltarmos um pouco na história para identificarmos de onde surgiu o conceito de mentor. 

Considerada uma das maiores obras da literatura, a Odisseia, de Homero, expressa com força e beleza a grandiosidade da remota civilização grega. O poema, além de ser fonte de lealdade, perseverança e ensinamento moral, demonstra a figura do mentor representada pelo amigo do personagem principal da trama, chamado de Ulisses. O mentor e amigo de Ulisses foi o grande responsável pelo apoio à sua família em suas longas viagens, apresentando admiráveis qualidades: professor, guia, conselheiro, guardião, orientador e modelo. 

Assim, como a história grega apresenta, mentoria é um processo pelo qual duas pessoas interagem com escopo de potencializar a performance profissional através de uma pessoa mais experiente. Trata-se da sistematização de um recurso pelo qual uma pessoa dá poder ou autorização à outra para que esta possa orientá-la e guiá-la não só na esfera do trabalho, mas em um contexto mais amplo de vida e carreira. 

Como mentor, seu papel também é conseguir resultados, responsabilidade pessoal para assegurar que o seu mentorado adquira e desenvolva as habilidades de que necessita. O mentor torna-se um guia, um líder do aprendiz, assumindo os riscos que envolvem inspirar responsabilidade e encorajamento. O mentor conhece os obstáculos e pode prover direção e inspiração para o desenvolvimento do orientado, pois já navegou por essas águas anteriormente. 

A professora Sondra Higgins Matthaei1 conceitua mentor como "uma pessoa que caminha a jornada da vida com outra, apontando os limites, modelando alternativas, apoiando escolhas e interpretando os eventos da vida". 

Por isso, para que haja efeitos positivos, o mentorado precisa ser flexível e, para aprender, ser tardio para falar (humilde) e pronto para ouvir experiências de sucessos e fracassos. O mentor é uma árvore valiosa de sabedoria, pela qual o indivíduo mentorado poderá colher os frutos de lições importantes que podem prevenir teorias equivocadas, falhas de caráter, erros de avaliação e métodos ineficazes de trabalho2, ou seja, tornar completas a visão e a missão. 

De toda a sorte, a mentoração pode até parecer informal, mas precisa ser planejada. Os planos podem e devem ser incorporados aos planos gerais de desenvolvimento definidos numa revisão de desempenho - processo de capacitação de poderes que focaliza os requisitos de aprendizado. Os objetivos da mentoria são ajudar o orientado a se tornar consciente de como está se saindo, em que precisa melhorar e o que precisa aprender. 

Portanto, tanto o mentor como o mentorado pode receber e oferecer o que falta para cumprimento da sua missão. Pois não importa quão bom você seja nas suas atividades, ninguém é autor sozinho da sua história. Somos construídos e construtores da nossa personalidade. 


Clique aqui para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).

_________ 
1 Mattaei, Sondra Higgins. Mentoring in the Classroom.2006
2 GUERRA, Manassés: Liderar é preciso. 2012. Ed. Recriar.

Comentários