Reforma Administrativa: capricho ou necessidade?



É bem verdade que o Brasil vem necessitando de reformas estruturais, para o controle das contas públicas, ajuste fiscal, aumento de produtividade, entre outras razões. Diante da pandemia que estamos enfrentando, essas reformas tornam-se muito mais urgentes, principalmente para retomada de crescimento econômico. E a Reforma que está em pauta atualmente é a Administrativa. 

Já debatemos aqui no blog sobre o peso que se torna o funcionalismo público (terceira maior despesa do Estado) nas contas públicas, principalmente por sua baixa produtividade. O gasto com o pessoal é obrigatório, por isso o orçamento fica engessado. A consequência é que sobra menos dinheiro para investimento público, tornando-se um grande problema para o desenvolvimento do país. Também já debatemos que o Estado precisa ser mais enxuto e mais eficiente, para que assim possa fornecer serviços de melhor qualidade para a população. E é isso que a Reforma Administrativa busca entregar, um Estado com maior planejamento, que tenha a capacidade de ponderar e analisar o que está dando certo e corrigir o que está dando errado, para que dessa forma atinja melhores resultados. 

O Estado torna-se distante de uma evolução quando é impedido de avaliar seus servidores, para que possam ser corrigidos, treinados e incentivados a dar o seu melhor naquilo que estão fazendo. Adotando tais medidas passa-se a ter um maior controle, mais transparência, e ter maior clareza do desempenho TÉCNICO atingido, tanto geral quanto individual, e dessa forma é possível que os servidores passem a ser promovidos, não por favoritismo, mas por seu esforço, seu mérito. Não é possível implantar o modelo privado no setor público, pois existem particularidades que diferenciam tais atividades, porém as pessoas precisam entender que existem consequências, tanto positivas quanto negativas, diante da forma como trabalham. 

Para o leitor mais curioso, indico estudo elaborado por uma parceria entre Instituto Millenium e a consultoria de Data Science Octaedron Data eXperts (ODX), intitulado “Reforma Administrativa: diagnósticos sobre a empregabilidade, o desempenho e a eficiência do Setor Público”, que aborda de forma mais detalhada com dados acerca do assunto. 

A Reforma Administrativa torna-se necessária para o desenvolvimento do país, principalmente para agora, pós-pandemia. Tudo isso porque a população precisa se desenvolver, e torna-se mais fácil o seu desenvolvimento quando ela recebe serviços de melhor qualidade, que só será possível através da Reforma.


Clique aqui para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).

Comentários