Brasil: juiz que soltou e absolveu Ricardo Coutinho pode virar réu em breve


O ministro Napoleão Nunes Maia Filho, do Superior Tribunal de Justiça, que está prestes a ter que se aposentar compulsoriamente, em dezembro, perdendo o foro privilegiado, pode virar réu assim que deixar a ativa. O jurista ficou mais conhecido recentemente por ter tomado sucessivas decisões judiciais em favor de Ricardo Coutinho (PSB), no âmbito da Operação Calvário, ao livrá-lo da prisão preventiva, e absolvendo-o em duas Ações de Investigação Judicial Eleitoral (Aije).

Napoleão, segundo apuração feita pela Revista Veja, pode em breve ser acusado pelo Ministério Público de vender uma liminar que garantiu a permanência de Orlando Diniz na presidência da Fecomércio no Rio de Janeiro.

O ministro já foi citado em delação premiada da JBS, em 2017, como "roleiro", “sujeito que faz rolo, pede dinheiro para fazer as coisas”. Em resposta, Napoleão afirmou o seguinte, à época: “Desejo, que sobre eles desabe a ira do profeta. Sou inocente de tudo isso, estou sendo injustamente, perniciosamente, sorrateiramente, desavergonhadamente prejudicado”.


Clique aqui para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).

Comentários