BRASIL: "DIPLOMACIA BRASILEIRA TEM SIDO IMPECÁVEL”, DIZ CIENTISTA POLÍTICO SOBRE CONFRONTO NA UCRÂNIA, E EXPLICA POR QUÊ

Carlo Cauti, professor do Instituto Brasileiro do Mercado de Capitais e editor da revista Exame, concedeu entrevista à revista Oeste e afirmou que, ao contrário do que dizem os críticos, “a diplomacia brasileira está atuando de modo impecável” no tocante à guerra que se desenrola entre Rússia e Ucrânia.

Esses críticos defendem que o governo brasileiro deveria aplicar sanções contra a Rússia, como fizeram União Europeia e Estados Unidos. Diz Cauti:

O país garantiu a continuidade do abastecimento de fertilizantes, que são relevantes para o agronegócio brasileiro. É importante lembrar que 85% dos fertilizantes utilizados no país são importados. Metade disso é oriunda de Moscou. Então, o Brasil tem a obrigação de manter boas relações com a Rússia, seu principal fornecedor de fertilizantes.”.

Cauti avalia que o Brasil condenou corretamente a invasão russa da Ucrânia mas simultaneamente garantiu os interesses nacionais. O fato de o Brasil integrar o BRICS, bloco que compreende também Rússia, Índia, China e África do Sul torna ainda mais delicado o problema.

Haverá alta no preço dos combustíveis, da energia elétrica e dos alimentos. Portanto, não podemos criar dificuldades para o agronegócio, considerado o motor da economia nacional. Se parar o agronegócio, para o Brasil. Se o Brasil parar, 20% da população mundial não terá o que comer”, observa.


Clique aqui para ter acesso ao livro O Brasil e a pandemia de absurdos, escrito por juristas, economistas, jornalistas e profissionais da saúde conservadores sobre os absurdos praticados durante a pandemia de Covid-19, como tiranias, campanhas anticientíficas, atos de corrupção, inconstitucionalidades por notáveis autoridades, fraudes e muito mais.

Aviso: nós do blog Pensando Direita estamos sendo perseguidos por políticos e seus assessores nos grupos de WhatsApp! Garanta acesso ao nosso conteúdo clicando aqui, para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).

Comentários