O ministro Ricardo Lewandowski, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), autorizou uma retotalização de votos na disputa eleitoral de Pernambuco. Dessa forma, o então candidato Lula Cabral (Solidariedade) tornou-se deputado estadual eleito, informou o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE).
Cabral conseguiu quase 35 mil votos na eleição, o suficiente para ser eleito para a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A candidatura dele, porém, havia sido indeferida. No domingo 18, o TRE-PE informou que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) liberara o registro da candidatura dele.
Em 2018, Lula Cabral chegou a ser preso pela Polícia Federal e afastado do cargo de prefeito do Cabo de Santo Agostinho, região metropolitana do Recife. Ele era acusado de desviar cerca de R$ 100 milhões do fundo previdenciário municipal. Retornou em 2018 com o aval do ministro Dias Toffoli.
A linha do tempo antes da retotalização de votos
- Lula Cabral, como prefeito do Cabo, teve as contas rejeitadas pela Câmara Municipal em 2017. Foi com base nessa decisão que o TRE-PE indeferiu a candidatura dele;
- Mesmo indeferido, Lula Cabral teve o nome inserido nas urnas, já que havia entrado com um recurso na Justiça;
- Cinco dias depois das eleições, o TRE acolheu um recurso e autorizou a candidatura, após o Tribunal de Justiça do Estado suspender os efeitos da rejeição de contas do político quando prefeito do Cabo de Santo Agostinho;
- O ministro Ricardo Lewandowiski, relator do caso, confirmou a decisão e determinou a imediata retotalização dos votos;
- O TRE fez a retotalização, dando a vitória a Lula Cabral.
Fonte: Revista Oeste.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
O blog Pensando Direita está sendo alvo de censura e desmonetização do Google. Se você quer que o site continue a postar reportagens que são escondidas pela grande mídia e acessar matérias especiais sobre vacinas, movimentações das Forças Armadas e bastidores do poder, clique em alguma das manchetes abaixo e vire assinante por apenas R$ 7 por mês:
Clique aqui para ter acesso ao livro O Brasil e a pandemia de absurdos, escrito por juristas, economistas, jornalistas e profissionais da saúde conservadores sobre os absurdos praticados durante a pandemia de Covid-19, como tiranias, campanhas anticientíficas, atos de corrupção, inconstitucionalidades por notáveis autoridades, fraudes e muito mais.
Aviso: nós do blog Pensando Direita estamos sendo perseguidos por políticos e seus assessores nos grupos de WhatsApp! Garanta acesso ao nosso conteúdo clicando aqui, para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).
Comentários
Postar um comentário
Cadastre seu e-mail na barra "seguir" para que você possa receber nossos artigos em sua caixa de entrada e nos acompanhe nas redes sociais.