Nesta segunda-feira (08), a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou que as instituições financeiras encerrarão os serviços de transferência via Documento de Ordem de Crédito (DOC) e Transferência Especial de Crédito (TEC). As transações dessas modalidades serão encerradas até 15 de janeiro, às 22 horas, tanto para pessoas físicas quanto para jurídicas.
Confira detalhes no vídeo:
A Febraban explicou que a decisão de descontinuar o DOC e o TED, que foram criados em 1985 pelo Banco Central, se deve à popularidade de opções mais rápidas e econômicas, como o PIX, que conquistou a preferência dos brasileiros desde seu lançamento em novembro de 2020. O DOC, em particular, registrou apenas 18,3 milhões de operações no primeiro semestre de 2023, representando apenas 0,05% do total de 37 bilhões de transações bancárias realizadas no ano.
Com o término desses serviços, a Febraban destaca que a data máxima para agendamento de DOC é 29 de fevereiro, quando o sistema será encerrado definitivamente. A interrupção também se aplica às operações de TEC, usadas para pagamento de benefícios de empresas a funcionários.
Garanta acesso ao nosso conteúdo clicando aqui, para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).
Clique aqui para ter acesso ao livro O Brasil e a pandemia de absurdos, escrito por juristas, economistas, jornalistas e profissionais da saúde conservadores sobre os absurdos praticados durante a pandemia de Covid-19, como tiranias, campanhas anticientíficas, atos de corrupção, inconstitucionalidades por notáveis autoridades, fraudes e muito mais.
Postar um comentário
Cadastre seu e-mail na barra "seguir" para que você possa receber nossos artigos em sua caixa de entrada e nos acompanhe nas redes sociais.