BRASIL: TRIBUNAL ELEITORAL DO RS PERDE CENTENAS DE URNAS E COGITA ADIAR ELEIÇÃO

BRASIL: TRIBUNAL ELEITORAL DO RS PERDE CENTENAS DE URNAS E COGITA ADIAR ELEIÇÃO

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul já registrou a perda de 500 urnas eletrônicas devido às enchentes que atingem o estado. Além disso, um depósito em Porto Alegre que guarda outras 15.000 urnas está inacessível e sem energia elétrica para checagem por câmeras, tornando a situação desses equipamentos desconhecida. O estado possui 29.000 urnas para atender 27.000 sessões eleitorais, levantando a possibilidade de mudança da data das eleições marcadas para 6 de outubro.

Confira detalhes no vídeo:


A possibilidade de alteração da data das eleições no estado tem ganhado espaço entre a bancada gaúcha. No entanto, qualquer mudança teria que passar pelo Congresso Nacional, uma vez que o calendário eleitoral é previsto em lei. O Tribunal Superior Eleitoral recomenda agilidade na substituição das urnas, mas ainda não há consenso sobre a necessidade de adiamento.

Especialistas expressam preocupação com a integridade do processo eleitoral diante da situação das urnas afetadas pelas enchentes. A avaliação do estado das 15.000 urnas armazenadas em Porto Alegre será crucial para determinar se são viáveis para uso nas eleições. Garantir a realização de uma eleição transparente e segura é prioritário, podendo demandar ações como a substituição das urnas afetadas ou até mesmo a alteração da data das eleições para evitar impasses e garantir a democracia.

Garanta acesso ao nosso conteúdo clicando aqui, para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).

Clique aqui para ter acesso ao livro O Brasil e a pandemia de absurdos, escrito por juristas, economistas, jornalistas e profissionais da saúde conservadores sobre os absurdos praticados durante a pandemia de Covid-19, como tiranias, campanhas anticientíficas, atos de corrupção, inconstitucionalidades por notáveis autoridades, fraudes e muito mais.

Post a Comment

Cadastre seu e-mail na barra "seguir" para que você possa receber nossos artigos em sua caixa de entrada e nos acompanhe nas redes sociais.

Postagem Anterior Próxima Postagem x