Caráter não tem cor

Racismo no Brasil: Existe? o que queremos dizer com a palavra ...

A crise mundial provocada pela pandemia do Coronavírus trouxe à tona muitos assuntos que merecem reflexão pela humanidade, mas dentre eles tem um tema que já deveria ter sido extirpado da nossa sociedade, o qual não depende de vacina ou qualquer teoria de cientistas e estudiosos, mas de um posicionamento, respeito, educação e consciência que somos todos iguais, independentemente da cor ou etnia. Nessa linha, este artigo é para lembrá-lo, se for o caso, utilizá-lo como vacina, que caráter não tem cor. 

Em termos gerais, o caráter é formado por traços morais de um indivíduo. A estrutura e objetivo deste texto não é ensiná-lo profundamente sobre caráter, mas provocá-lo a refletir sobre um simples ponto: “caráter não tem cor”. A palavra preconceito é etimologicamente formada por duas partes diferentes: pré, que dá ideia de algo anterior, antecedente, que existe de forma primária, primeira, precedente; e conceito, aquilo que se entende ou compreende em respeito de algo, derivado do latim conseptus, que se refere à construção ideal do ser ou de objetos apreensíveis cognitivamente. 

Os recentes acontecimentos de racismo que foram reproduzidos por meio da mídia demonstram que a humanidade ainda não está preparada para combater esse “vírus” que destrói vidas e famílias por todo o mundo, o preconceito! A desigualdade racial não é um problema atual, mas um sistema instalado há anos dentro do mundo. Não podemos esconder que vivemos em uma opressão sistêmica! 

O problema do racismo não é uma questão de lei, mas mudança de mente e coração! Uma legislação pode até determinar algo, mas precisamos estar convictos no sentido de construir pontes. A empatia já é o início de mudança. G. K. Chesterton expressou muito bem: “A tolerância é a virtude do indivíduo sem convicções”. 

A morte sufocante de George Floyd nos Estados Unidos despertou algo que precisa ser oxigenado todos os dias. Isso mesmo, todos os dias para que a nossa sociedade não se torne tolerante sobre o tema. Trata-se de um princípio universal: nenhuma árvore cai e apodrece de repente. A tolerância pode se tornar um processo de deterioração e erosão interior deixando que assuntos como o tratado neste texto passem despercebidos ou, pior, ignorados. O mesmo oxigênio que faltou para aquele homem que foi sufocado sem chance de defesa necessita estar presente em nossas vidas diariamente para oxigenar a mudança da sociedade sobre este tema. Ora, caráter não tem cor! 

Nesse passo, é forçoso realçar a seguinte indagação: por qual motivo algumas pessoas formam conceitos antecipados ou antecedentes de um indivíduo por conta da sua cor? 

A fim de enfrentar essa pergunta, não é fácil perceber que improvisamos por anos para desculpas sobre este assunto, sendo tolerantes e alheios com esse “vírus” que contaminou alguns corações. Existe cura? Sim, o remédio da mudança está disponível no seu coração. O racismo é algo sério e precisa ser combatido por todos, inclusive por meio de políticas públicas empenhadas de uma forma mais abrangente. Precisamos construir pontes e alinhar os nossos conceitos e a nossa moral. A imagem não pode definir a integridade de qualquer pessoa, até porque a pureza não vem do exterior, mas do “movimento para dentro”. CARÁTER NÃO TEM COR! Como diz a Bíblia em Romanos 2.11: “Porque, para Deus, não há acepção de pessoas”.


Cadastre seu e-mail em "inscrever-se" para receber nossos artigos em sua caixa de entrada e nos acompanhe nas redes sociais.

Comentários