Paraíba: Campina Grande contabilizou os mesmos casos de contaminados por Covid-19 duas vezes, inflando números em 20% a 25%

Falha em protocolo abre brecha para subnotificação de coronavírus ...

A Secretaria de Saúde de Campina Grande identificou que boa parte dos casos de infectados por Covid-19 notificados foram contabilizados duas vezes. O secretário Filipe Raul afirmou que solicitou de imediato a correção, veja o que ele falou a respeito da falha:

“Se não houver exclusão imediata desses dados em duplicidade, teremos de 20% a 25% de incongruências nas informações apresentadas, resultando na hipernotificação de casos em Campina Grande. Estes dados implicam diretamente nas estatísticas da doença na cidade, interferindo nas tomadas de decisão das medidas de enfrentamento da Covid-19”.

Ficou explicitado também que a Secretaria de Saúde da Paraíba não realiza a revisão dos dados municipais, como ressaltou o diretor municipal de vigilância de Campina Grande: 

“Essas falhas de inserção de dados podem ocorrer, mas a revisão dos dados antes de divulgar os casos é de responsabilidade da gestão estadual da saúde, que pode criar mecanismos simples para exclusão dos casos em duplicidade”.

Comentários