BRASIL: SENADOR IZALCI ANALISA ANDAMENTO DA PEC DAS DROGAS

Brasil: Magazine Luiza cria processo seletivo que relembra tribunal racial de Hitler


A empresa Magazine Luiza, uma das maiores do Brasil, anunciou que o processo seletivo para treinee (cargo oferecido pelas empresas aos jovens que participam do programa de treinamento direcionado à recém-formados) de 2021 permitirá acesso apenas a pessoas negras. A "justificativa" da cúpula é que há apenas 16% de líderes negros trabalhando na instituição, o que supostamente gera um descompasso para com a realidade miscigenada do país. Questionado sobre a possibilidade de a medida ser racista, Frederico Trajano, presidente da empresa, afirmou o seguinte:

"Sabíamos que essa nossa ação afirmativa iria desencadear discussões. A iniciativa é inédita e somos uma empresa grande, com uma marca de muita visibilidade. Por intermédio da Lu, nossa influenciadora virtual, nos manifestamos nas redes, de forma contundente, sobre a legalidade do programa e a nossa intenção ao levá-lo adiante: atacar a baixa representatividade negra em nossa liderança. É inaceitável que apenas 16% dela seja composta por negros. Ao longo dos anos (15 no total), a companhia formou cerca de 250 trainees. Só 10 deles eram negros. Em todos os programas, houve enorme dificuldade de atrair talentos negros. O número de candidatos sempre foi baixíssimo. Por isso, a decisão de criar um programa exclusivo. Essa dificuldade de acesso tem sido um problema para uma companhia que acredita que a diversidade aumenta a competitividade, e queremos resolvê-lo."

Várias pessoas já ameaçaram processar a Magazine Luiza por racismo após o anúncio do processo seletivo, que foi associado ao tribunal racial da Alemanha nazista, em que as autoridades chefiadas por Adolf Hitler tinham a tarefa de classificar detalhadamente a cor da pele das pessoas para que não houvesse "contaminação"da "raça ariana".


Clique aqui para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).

Comentários