BRASIL: AVIÃO FAZ POUSO SURPREENDENTE EM RODOVIA DE SP

O impacto da SELIC em sua vida


De quatro anos pra cá, o Banco Central vem reduzindo a SELIC, também conhecida como taxa básica de juros. Atualmente temos um nível mínimo histórico de 2% a.a.. Economia, finanças, investimentos, praticamente tudo está relacionado a ela. Mas qual o impacto da mudança da SELIC na vida do cidadão? 

Primeiramente, temos que entender que a SELIC possui impacto direto em outras taxas, que estão atreladas à economia do país. Por causa disso, ela é uma das principais ferramentas de política monetária adotadas pelo Banco Central. Através dela o BC é capaz de ter um controle sobre a inflação e evitar o descontrole dos preços. Vamos entender como isso funciona. 

O Governo está a todo momento tentando evitar que a inflação ultrapasse a sua meta para determinado período. Ele consegue fazer isso através da quantidade de dinheiro que está em circulação na economia. Quando existe abundância de dinheiro circulando na economia, as pessoas possuem uma maior quantidade de dinheiro em mãos, aumentam seu consumo (demanda) e, dessa forma, o preço dos produtos e serviços passa a aumentar, reduzindo o poder de compra. O mesmo ocorre de forma inversa, com menos dinheiro na economia, as pessoas consomem menos, os preços reduzem. 

Colocando a SELIC no processo anterior: quando os preços começam a subir e a inflação vai ultrapassar sua meta, o BC vai lá e aumenta a SELIC. A taxa de juros mais alta torna mais caro tomar crédito, a consequência disso é a redução do consumo, e redução dos preços. No efeito inverso, em caso de inflação baixa, o BC possui espaço para reduzir a SELIC, fica mais barato tomar crédito, a economia começa a ser aquecida com um estímulo para o aumento do consumo. 

De forma bem resumida percebemos que além de a SELIC influenciar o nível de preços da economia, ela também impacta no crédito, consumo e investimentos. 


Clique aqui para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).

Comentários