Mundo: representante do Talibã fala sobre contribuição da China na tomada do Afeganistão


Hoje (24), em entrevista à mídia estatal da ditadura chinesa, o porta-voz do grupo terrorista islâmico Talibã, Suhail Shaheen, falou sobre como o governo da China contribuiu para a recente tomada do Afeganistão pelos muçulmanos radicais. 

"[Pequim (capital da China)] nomeou um enviado especial ao Afeganistão, com quem mantivemos contatos regulares. [...] [a China poderá desempenhar] um papel importante na reconstrução do Afeganistão.", disse Shaheen.

Desde 2001, de acordo com um relatório do Population Research Institute, o Partido Comunista Chinês tem apoiado o Talibã com armas e tecnologia, inclusive por meio da empresa chinesa Huawei, que teria contribuído na construção de redes de telecomunicações para o grupo terrorista, que apoiou Osama bin Laden e seus ataques terroristas contra os Estados Unidos. A Huawei nega.

Após o domínio do Afeganistão pelo Talibã, o governo chinês sinalizou que pretende ter laços amigáveis com o novo regime, também ditatorial. 

"A China respeita a intenção e a escolha do povo afegão. A China manterá contato e comunicação com o Talibã afegão.", disse Hua Chunying, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China.


Aviso: nós do blog Pensando Direita estamos sendo perseguidos por políticos e seus assessores nos grupos de WhatsApp!  Garanta acesso ao nosso conteúdo clicando aqui, para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).

Comentários