Brasil: presidente do STF, Luiz Fux, se pronuncia sobre manifestações marcadas para 7 de setembro e fala em "vigilância"


Hoje (02), durante a abertura da sessão plenária do Supremo Tribunal Federal, o presidente da Corte, Luiz Fux, realizou um pronunciamento sobre as manifestações marcadas para 7 de setembro por todo o país, em favor do impeachment de ministros do STF e do voto auditável com apuração pública. Confira na íntegra:

"Aproxima-se a data de 7 de Setembro. Na qualidade de presidente da Corte Suprema, impõe-se uma palavra de respeito à democracia nacional e das manifestações programadas para o feriado de celebração da Independência do Brasil.

A formação histórica do Brasil, como povo e como nação, consiste em narrativa complexa, permeada por esforço, suor e lutas. A própria declaração de Independência, em 7 de setembro de 1822, não foi apenas um grito solitário à margem do Ipiranga, mas resultado da sucessão de atos corajosos empreendidos por inúmeros brasileiros, muitos dos quais doaram suas vidas em prol da construção do país. Quase dois séculos depois, após percurso político desafiador que nos legou maturidade institucional, hoje somos — sem dúvidas — uma das maiores democracias constitucionais do mundo e desejamos que assim sejamos reconhecidos pela comunidade internacional.

Ostentamos um catálogo monumental de direitos fundamentais, civis, políticos e sociais, além de termos instituições fortes, republicanas e em pleno funcionamento. Acima de tudo, somos destaque internacional por nosso pluralismo político, cultural e religioso que caracteriza o povo brasileiro. Entretanto, não nos olvidemos que nenhum povo constrói sua identidade sem dissenso, e nenhuma nação alcança a prosperidade sem debates sobre o desempenho de seus governos e de suas instituições. A crítica construtiva provoca reflexões, descortina novos pontos de vista e convida ao aprimoramento institucional. A crítica destrutiva, por sua vez, abala indevidamente a confiança do povo nas instituições do país.

É por isso que a postura ativa e ordeira da população, em prol de suas pautas sociais, políticas e ideológicas, revela-se manifestação louvável, porquanto sinônimo de saúde democrática e de engajamento cívico. Por outro lado, como patrimônio coletivo, a nossa democracia desperta o senso de responsabilidade de todos os brasileiros, que devem reafirmá-la em todos os momentos da vida. Afinal, a nossa democracia não nos foi herdada nem outorgada, mas corajosamente conquistada. Somos testemunhas oculares de que o caminho para a estabilidade da democracia brasileira não foi fácil nem imediato. Por essa razão, é voz corrente nas ruas que, na quadra atual, o povo brasileiro jamais aceitaria retrocessos. Há mais de trinta anos, nossos cidadãos manifestaram seu desejo pela democracia, e esse desejo permanece vivo, perpassando o compromisso nacional em prol de debates públicos, todos eles permeados pelos ideais republicanos.

O Supremo Tribunal Federal [STF] tem sido ferrenho defensor das liberdades públicas, como demonstram, exemplificativamente, as decisões judiciais que garantiram a realização de diversas manifestações públicas em momentos históricos do país, bem como declarou a nulidade de decisões da Justiça que impediam a livre manifestação político-eleitoral em universidades públicas. Sabemos que as liberdades públicas não são benesses concedidas pelo Estado nem pelos seus governantes, mas pelas vitórias históricas dos cidadãos brasileiros, dos quais se espera cuidado para com os próprios direitos fundamentais.

Por isso mesmo, esta Suprema Corte, guardiã maior da Constituição e árbitra da Federação, aguarda que os cidadãos agirão em suas manifestações com senso de responsabilidade cívica, respeito institucional e cientes das consequências jurídicas de seus atos, independentemente da posição político-ideológica que ostentam. Num ambiente democrático, manifestações públicas são pacíficas; por sua vez, a liberdade de expressão não comporta violências nem ameaças. O exercício de nossa cidadania pressupõe respeito à integridade das instituições democráticas e de seus membros, conforme a lição legada por Martim Luther King Jr — a paz jamais será mantida pela força, só pode ser obtida por meio do entendimento mútuo.

A despeito de todas nossas diferenças de opinião, de ideologias políticas diversas, de projetos nacionais diferentes, nós, cidadãos brasileiros, somos uníssonos num ponto fundamental: o amor pelo Brasil e o orgulho pelo que construímos como nação. Seja nos momentos de tormenta, seja nos momentos de calmaria, o bem do país se garante com estrito cumprimento da Constituição Federal. Jamais renunciaremos ao respeito à Carta Maior. O Supremo Tribunal Federal, instituição centenária e patrimônio do povo brasileiro, segue atento e vigilante neste 7 de Setembro, em prol da plenitude democrática do Brasil.".


Aviso: nós do blog Pensando Direita estamos sendo perseguidos por políticos e seus assessores nos grupos de WhatsApp!  Garanta acesso ao nosso conteúdo clicando aqui, para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).

Comentários

  1. “O STF tem sido ferrenho defensor das liberdades públicas”
    “Guardião da constituição “
    Esses sujeitos acham que somos todos idiotas. Um texto repleto de clichês e palavras vazias, tentando disfarçar as aberrações jurídicas perpetradas por esse tribunal dos horrores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses abutres pensam que o povo está dormindo ainda, mas a verdade é que o gigante acordou e quer independência ou morte

      Excluir

Postar um comentário

Cadastre seu e-mail na barra "seguir" para que você possa receber nossos artigos em sua caixa de entrada e nos acompanhe nas redes sociais.