BRASIL: DIREITA SE MOVIMENTA PARA TER NOVAS CANDIDATURAS NO RJ

Brasil: ministros do STF tomam decisão que impacta mensalidades das faculdades durante a pandemia


O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu nesta quinta-feira (18) que as decisões judiciais que determinam descontos – gerais e lineares – nas mensalidades das universidades privadas durante a pandemia são inconstitucionais. Os abatimentos dos pagamentos podem ser conseguidos judicialmente, porém, sendo analisados caso a caso. Para os ministros, a situação deve ser avaliada levando as duas partes em consideração, instituição e aluno. Kassio Marques foi o único a divergir dos demais. 

A relatora das Arguições de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPFs) foi a ministra Rosa Weber, a qual disse que “o deferimento de descontos gerais viola os princípios da livre iniciativa, da isonomia e da autonomia universitária”. Já sobre a visão de Kassio, ele interpretou que as ADPFs eram improcedentes, pois os preceitos fundamentais não seriam afrontados pelos descontos lineares.


Clique aqui para ter acesso ao livro O Brasil e a pandemia de absurdos, escrito por juristas, economistas, jornalistas e profissionais da saúde conservadores sobre os absurdos praticados durante a pandemia de Covid-19, como tiranias, campanhas anticientíficas, atos de corrupção, inconstitucionalidades por notáveis autoridades, fraudes e muito mais.

Aviso: nós do blog Pensando Direita estamos sendo perseguidos por políticos e seus assessores nos grupos de WhatsApp!  Garanta acesso ao nosso conteúdo clicando aqui, para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).

Comentários