Mundo: Estado Islâmico já está em todas as províncias do Afeganistão, mas mantém “conflito” com Talibã por questão estratégica; entenda


Uma enviada especial da ONU ao Afeganistão relatou que o braço do Estado Islâmico (ISIS) na região tem agora porção significativa de representantes em todas as províncias do território afegão. Isso se dá somente três meses depois que o grupo jihadista Talibã assumiu o controle do país, a partir da saída das tropas americanas, e uma semana após os mesmos jihadistas insistirem que a presença do ISIS não era um problema. 

Conhecida como ISIS Khorasan Province (ISIS-K), essa facção do Estado Islâmico ganhou poder, acredita-se, em seguida ao declínio do “califado” do ISIS em 2017, na Síria e no Iraque. O grupo inquietou o Talibã no último período da Guerra do Afeganistão, quando da tentativa do ISIS de tomar seus campos de papoula (para o cultivo do ópio). Porém, ambos, como organismos jihadistas sunitas, têm tentado negociar. Agora o Talibã assumiu o Afeganistão e continua se mostrando interessado nisso. 

Deborah Lyons, Representante Especial das Nações Unidas para o Afeganistão, atualizou as informações na última quarta-feira (17): “Com a tomada do Talibã, o povo afegão agora se sente abandonado, esquecido e, de fato, punido por circunstâncias que não são sua culpa”, declarou. E prosseguiu: “Abandonar o povo afegão agora seria um erro histórico - um erro que já foi cometido antes com consequências trágicas”.


Clique aqui para ter acesso ao livro O Brasil e a pandemia de absurdos, escrito por juristas, economistas, jornalistas e profissionais da saúde conservadores sobre os absurdos praticados durante a pandemia de Covid-19, como tiranias, campanhas anticientíficas, atos de corrupção, inconstitucionalidades por notáveis autoridades, fraudes e muito mais.

Aviso: nós do blog Pensando Direita estamos sendo perseguidos por políticos e seus assessores nos grupos de WhatsApp!  Garanta acesso ao nosso conteúdo clicando aqui, para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).

Comentários