BRASIL: SENADOR IZALCI ANALISA ANDAMENTO DA PEC DAS DROGAS

Mundo: novo estudo publicado na revista científica The Lancet sobre variante delta da Covid-19 invalida argumentos para passaporte vacinal, diz especialista


Um novo estudo publicado na revista científica The Lancet, uma das mais renomadas do mundo, sobre a variante delta da Covid-19, denominado Comunity Transmission and viral load kinetics of the SARS-COV-2 delta (B.1.617.2) variant in vaccinated and unvaccinated individuals in the UK: a prospective, longitudinal, cohort study, trouxe informações importantes sobre como a doença age nos organismos dos vacinados e não vacinados. 

Marina Bucar, doutora em medicina, médica internista na Espanha e professora da Universidade San Pablo-CEU e da Faculdade de Floriano, comentou o seguinte sobre os resultados da referida pesquisa:

"Mais um estudo que invalida muitos dos argumentos para passaporte verde

Esse estudo analisou o risco de transmissão, cinética e carga viral em vacinados e não vacinados e separados por cepa. Uma novidade visto que estudos anteriores não diferenciaram entre pacientes com cepa alfa ou delta.

De maneira simplificada:
- Para a cepa delta, a mais prevalente atualmente, não há diferenças na transmissão entre contatos de casos índice vacinados (25%) e não vacinados (23%). Nao errei, inclusive foi ligeiramente superior em vacinados (Quadro 2).
Ou seja, pessoas vacinadas podem transmitir infecção de maneira eficiente.

- Não houve diferença significativa de transmissão se o contato estava vacinado ou não.

- A susceptibilidad dos contatos aumenta com o tempo após a vacinação. Ou seja, a proteção diminui com o tempo.

- Carga viral (CV) aumenta com a idade sendo máxima aos 50 anos. Ou seja, crianças e adolescentes têm menor carga viral que adultos. Esclarecem que estudos realizados antes com resultados de CV similar em crianças e adultos utilizaram técnicas com menor poder de diferenciar que a do presente estudo.

- Carga viral máxima similar entre vacinados e não vacinados.

- Aclaramento viral claramente mais rápido na cepa delta que nas variantes anteriores. Ou seja, o vírus desaparece mais rápido.

- Aclaramento viral da cepa delta modestamente mais rápido em vacinados que não vacinados.

Finalizam comentando que a vacinação evita formas graves e óbitos, mas não evita transmissão.

Para mim, um dado importante é que o vírus evoluiu de forma a ser mais transmissível, mas é eliminado de maneira mais rápida que cepas anteriores.

Os autores suspeitam que a diminuição mais rápida da CV conduz a uma melhor resposta do hospedeiro, o que estou de acordo.".


Clique aqui para ter acesso ao livro O Brasil e a pandemia de absurdos, escrito por juristas, economistas, jornalistas e profissionais da saúde conservadores sobre os absurdos praticados durante a pandemia de Covid-19, como tiranias, campanhas anticientíficas, atos de corrupção, inconstitucionalidades por notáveis autoridades, fraudes e muito mais.

Aviso: nós do blog Pensando Direita estamos sendo perseguidos por políticos e seus assessores nos grupos de WhatsApp!  Garanta acesso ao nosso conteúdo clicando aqui, para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens)

Comentários