Brasil: confira os produtos que mais aumentaram de preço em 2021 e os reflexos disso nas compras de fim de ano


Em maior recuo dos últimos cinco anos, a intenção de compra no país durante o Natal caiu cerca de 25%. É o que mostra uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo (Ibevar) publicada na terça-feira (21). 

Os principais motivos apontados para isso são os juros e a inflação em alta, o aumento dos preços das mercadorias e o desemprego acentuado. Desde o Natal de 2020 o poder de compra dos brasileiros diminuiu: foi 5% menor que o registrado no Natal de 2019. 

O levantamento dá conta de que, de 30 produtos analisados, 8 mostraram aumento superior a 30%: ventiladores, aparelhos de vídeo game, fornos, jogos eletrônicos, liquidificadores e fogões. Aspiradores de pó, cafeteiras, caixas de som bluetooth e outras categorias tiveram alta entre 25% e 29%. Outras mercadorias apresentaram queda. São elas: adega climatizada, câmeras, filmadoras e lava-louças. 

Ainda conforme a pesquisa, a Black Friday de 2021 “roubou” as compras do Natal, ou seja, drenou o poderio financeiro dos consumidores para compras mais próximas da data comemorativa.


Clique aqui para ter acesso ao livro O Brasil e a pandemia de absurdos, escrito por juristas, economistas, jornalistas e profissionais da saúde conservadores sobre os absurdos praticados durante a pandemia de Covid-19, como tiranias, campanhas anticientíficas, atos de corrupção, inconstitucionalidades por notáveis autoridades, fraudes e muito mais.

Aviso: nós do blog Pensando Direita estamos sendo perseguidos por políticos e seus assessores nos grupos de WhatsApp!  Garanta acesso ao nosso conteúdo clicando aqui, para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).

Comentários