BRASIL: PGR DENUNCIA CARLA ZAMBELLI POR “INVASÃO”

BRASIL: GOVERNO FEDERAL FAZ EVENTO OFICIAL EM NAVIO DE GUERRA DO IRÃ E AGRAVA RELAÇÃO COM EUA; ENTENDA


Criticado pelos Estados Unidos e por Israel por permitir a ancoragem de dois navios de guerra iranianos no Rio de Janeiro, o Brasil foi além. Na terça-feira 28, enviou representantes do governo brasileiro para participar de uma solenidade em alusão aos 120 anos de relações diplomáticas entre os dois países.

A cerimônia foi a bordo da fragata Iris Dena, da qual participaram oficiais da Marinha e integrantes do Itamaraty, não foi divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores e somente na quinta-feira 2 chegou ao conhecimento da imprensa.

Segundo a embaixada iraniana no Brasil, a visita, além de celebrar o aniversário das relações bilaterais, com “uma mensagem de paz e amizade”, tem o objetivo de “garantir rotas de comércio marítimo e combater crimes no mar”.

A permissão para a entrada das embarcações iranianas na costa brasileira gerou mal-estar com o governo norte-americano e uma dura carta do governo israelense. Os dois países consideram o Irã uma nação terrorista, que pretende fabricar armas nucleares e que não respeita os direitos humanos. Ambos impuseram sanções contra autoridades iranianas.

Por isso, a proximidade do Brasil com Irã repercutiu mal com EUA e Israel. “O Brasil é uma nação soberana, mas acreditamos firmemente que esses navios não devem atracar em lugar nenhum”, disse a embaixadora norte-americana Elizabeth Bagley, no dia 15. Na quarta-feira 1º, o porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Ned Price, reiterou a crítica.

O governo de Israel emitiu nota na qual chamou de “perigosa e lamentável” a ação brasileira e pediu para o Brasil “seguir os passos” dados por União Europeia, Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão e chamar o “regime iraniano pelo que realmente é: uma entidade terrorista”.

Os navios chegaram ao Brasil no domingo 26 e têm autorização para permanecer até esta sexta-feira, 3. O Itamaraty informou que não há pedidos para prorrogar a autorização.

A fragata Iris Dena escolta o Iris Makran, considerado um “monstro do mar”, com 230 metros e cerca de 120 mil toneladas. Mais que um petroleiro convertido em porta-helicópteros, a embarcação pode lançar drones de grande porte, armados com mísseis ou de espionagem. Segundo o Departamento de Defesa norte-americano, o Iris Makran abriga a bordo um avançado centro eletrônico de coleta de dados, escuta de comunicações e vigilância de área.

Fonte: Revista Oeste.

Aviso: nós do blog Pensando Direita estamos sendo perseguidos por políticos e seus assessores nos grupos de WhatsApp! Garanta acesso ao nosso conteúdo clicando aqui, para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).

Clique aqui para ter acesso ao livro O Brasil e a pandemia de absurdos, escrito por juristas, economistas, jornalistas e profissionais da saúde conservadores sobre os absurdos praticados durante a pandemia de Covid-19, como tiranias, campanhas anticientíficas, atos de corrupção, inconstitucionalidades por notáveis autoridades, fraudes e muito mais.

Comentários