MUNDO: ISRAEL CONDENA GOVERNO LULA APÓS ACOLHIDA A MILITARES EXTREMISTAS; ENTENDA


Em nota divulgada nesta quinta-feira, 2, o governo de Israel classificou a autorização do governo brasileiro para a ancoragem de navios de guerra do Irã no Rio de Janeiro como “perigosa” e “lamentável”. O governo israelense sugeriu que o governo do presidente Lula recue em sua decisão, declarando que “não é tarde demais para ordenar que os navios deixem o porto”.

No último domingo 26, a Marinha do Brasil permitiu a ancoragem de dois navios de guerra do Irã. As embarcações Iris Makran e Iris Dena receberam autorização para atracar no porto do Rio de Janeiro e permanecer até o dia 4 de março.

Expedida pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Israel, Lior Haiat, a nota pede para o Brasil “seguir os passos” dados pela União Europeia, Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão e chamar o “regime iraniano pelo que realmente é: uma entidade terrorista”.

A nota do governo de Israel afirma que os navios fazem parte da Marinha do Irã, que “trabalha em estreita colaboração e sincroniza suas ações com a Guarda Revolucionária Iraniana”. “O Brasil não deve conceder nenhum prêmio a um Estado maligno, responsável por inúmeras violações dos Direitos Humanos contra seus próprios cidadãos, executando ataques terroristas em todo o mundo e distribuindo armamento para organizações terroristas por todo o Oriente Médio.”

A permissão para que os navios de guerra do Irã atracassem no Brasil gerou desconforto na relação com os Estados Unidos. A embaixadora norte-americana no Brasil, Elizabeth Bagley, fez um apelo para que o governo brasileiro negasse o pedido iraniano. “Esses navios, no passado, facilitaram o comércio ilícito e atividades terroristas”, declarou Elizabeth. “O Brasil é um país soberano, mas acreditamos fortemente que esses navios não deveriam atracar em qualquer lugar. Até o momento, não há nenhum outro país do hemisfério que tenha autorizado”.

Fonte: Revista Oeste.

Aviso: nós do blog Pensando Direita estamos sendo perseguidos por políticos e seus assessores nos grupos de WhatsApp! Garanta acesso ao nosso conteúdo clicando aqui, para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).

Clique aqui para ter acesso ao livro O Brasil e a pandemia de absurdos, escrito por juristas, economistas, jornalistas e profissionais da saúde conservadores sobre os absurdos praticados durante a pandemia de Covid-19, como tiranias, campanhas anticientíficas, atos de corrupção, inconstitucionalidades por notáveis autoridades, fraudes e muito mais.

Comentários