Estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) indica que o Imposto sobre Valor Adicionado (IVA), proposto na reforma tributária, poderá atingir uma alíquota de 28%, tornando-se o segundo maior do mundo. Os resultados da pesquisa foram divulgados nesta segunda-feira (17).
No entanto, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, discorda dos cálculos apresentados no estudo. Ele afirmou que uma alíquota de 28% do IVA não considera diversos fatores relevantes. Haddad rebateu o Ipea ao destacar que as exceções incluídas durante a votação na Câmara dos Deputados contribuíram para o aumento da alíquota em relação aos 25% inicialmente previstos.
Segundo o Ipea, as isenções incorporadas no texto, os benefícios concedidos a setores que terão redução de alíquota em 60% e a criação de regimes especiais são responsáveis pela alta alíquota. Isso ocorre porque, para compensar as desonerações em determinados segmentos da economia, o governo precisará aumentar a tributação nos demais setores.
Confira detalhes no vídeo:
Aviso: nós do blog Pensando Direita estamos sendo perseguidos por políticos e seus assessores nos grupos de WhatsApp! Garanta acesso ao nosso conteúdo clicando aqui, para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).
Clique aqui para ter acesso ao livro O Brasil e a pandemia de absurdos, escrito por juristas, economistas, jornalistas e profissionais da saúde conservadores sobre os absurdos praticados durante a pandemia de Covid-19, como tiranias, campanhas anticientíficas, atos de corrupção, inconstitucionalidades por notáveis autoridades, fraudes e muito mais.
Postar um comentário
Cadastre seu e-mail na barra "seguir" para que você possa receber nossos artigos em sua caixa de entrada e nos acompanhe nas redes sociais.