BRASIL: LULA VAI AO STF PARA DERRUBAR CONQUISTA DO CONGRESSO ENVOLVENDO PROPRIEDADE PRIVADA

BRASIL: LULA VAI AO STF PARA DERRUBAR CONQUISTA DO CONGRESSO ENVOLVENDO PROPRIEDADE PRIVADA

O PT, PCdoB e PV uniram forças ao ingressar com uma ação conjunta no Supremo Tribunal Federal (STF) para questionar a lei do Marco Temporal, que regula a demarcação de terras indígenas. A legislação entrou em vigor em dezembro, após o Congresso derrubar o veto do presidente Lula. 

Confira detalhes no vídeo:


Na ação direta de inconstitucionalidade, os partidos argumentam que o STF já concluiu que a adoção do Marco Temporal não está em conformidade com a proteção constitucional dos direitos dos povos indígenas sobre seus territórios. Embora a corte tenha rejeitado essa tese em setembro, o Congresso aprovou a medida.

O ministro Gilmar Mendes foi sorteado como relator do processo, configurando um embate entre os poderes. O sistema de freios e contrapesos, essencial para o equilíbrio, enfrenta desafios, e a iniciativa dos partidos busca novamente questionar a tese do Marco Temporal no Supremo Tribunal Federal. Vale destacar que, no final do ano, a derrubada do veto presidencial pelo legislativo expressou um apoio majoritário à aplicação dessa tese, reforçando a complexidade do debate em torno dos direitos indígenas no Brasil.

Garanta acesso ao nosso conteúdo clicando aqui, para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).

Clique aqui para ter acesso ao livro O Brasil e a pandemia de absurdos, escrito por juristas, economistas, jornalistas e profissionais da saúde conservadores sobre os absurdos praticados durante a pandemia de Covid-19, como tiranias, campanhas anticientíficas, atos de corrupção, inconstitucionalidades por notáveis autoridades, fraudes e muito mais.

Post a Comment

Cadastre seu e-mail na barra "seguir" para que você possa receber nossos artigos em sua caixa de entrada e nos acompanhe nas redes sociais.

Postagem Anterior Próxima Postagem x