Na próxima semana, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) dará início ao maior exercício militar em décadas, envolvendo 90 mil soldados da aliança. A operação, planejada para vários meses, visa simular os primeiros momentos em caso de uma potencial invasão russa no território europeu.
Confira detalhes no vídeo:
Correspondente direto da Europa, Luca Bassani, destaca que a iniciativa representa o maior esforço conjunto militar da OTAN desde o final da Guerra Fria, na década de 80. Os Estados Unidos lideram a ação, buscando preparar as forças aliadas para responder a cenários de potenciais ameaças.
A megaoperação contempla não apenas membros de longa data da OTAN, mas também a presença da Finlândia, que se juntou em abril de 2023, e a possível entrada da Suécia até o final de 2024. Embora Rússia e Bielorrússia não tenham sido diretamente mencionadas, especulações apontam para o flanco oriental como foco, levando muitos a acreditarem que o exercício tem implicações nas relações com esses países não aliados. A expectativa é de que a operação tenha repercussões geopolíticas, sendo monitorada de perto pela comunidade internacional.
Garanta acesso ao nosso conteúdo clicando aqui, para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).
Clique aqui para ter acesso ao livro O Brasil e a pandemia de absurdos, escrito por juristas, economistas, jornalistas e profissionais da saúde conservadores sobre os absurdos praticados durante a pandemia de Covid-19, como tiranias, campanhas anticientíficas, atos de corrupção, inconstitucionalidades por notáveis autoridades, fraudes e muito mais.
Postar um comentário
Cadastre seu e-mail na barra "seguir" para que você possa receber nossos artigos em sua caixa de entrada e nos acompanhe nas redes sociais.