VÍDEO: MINISTRO DO STF QUER INVESTIGAR ONG QUE APONTOU PIORA NO COMBATE À CORRUPÇÃO NO GOVERNO LULA

O Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou uma investigação sobre o acordo de leniência da J&F, controladora da JBS, e a ONG Transparência Internacional. A medida visa apurar suspeitas de apropriação indevida de recursos públicos pela organização não governamental. Toffoli solicitou à Procuradoria-Geral da República (PGR) o envio de documentos relacionados ao acordo de leniência, incluindo um processo instaurado pela corregedoria do Ministério Público Federal para examinar a atuação da Força-Tarefa da Lava Jato em acordos internacionais.

O acordo de 2017 entre a J&F e a União previa o pagamento de 10,3 bilhões de reais, com mais de 2 bilhões destinados à execução de projetos sociais. Em dezembro, Toffoli suspendeu o pagamento da multa, argumentando dúvidas razoáveis sobre a voluntariedade da requerente ao firmar o acordo. Em 2020, o então Procurador Geral da República, Augusto Aras, tentou vetar a participação da Transparência Internacional, alegando que a ONG forneceu apenas recomendações sem caráter decisório no acordo.

A decisão de Toffoli coloca em destaque as preocupações sobre a gestão de recursos públicos envolvendo a J&F e a Transparência Internacional, ressaltando a necessidade de transparência e esclarecimentos quanto às práticas adotadas no acordo de leniência.

Garanta acesso ao nosso conteúdo clicando aqui, para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).

Clique aqui para ter acesso ao livro O Brasil e a pandemia de absurdos, escrito por juristas, economistas, jornalistas e profissionais da saúde conservadores sobre os absurdos praticados durante a pandemia de Covid-19, como tiranias, campanhas anticientíficas, atos de corrupção, inconstitucionalidades por notáveis autoridades, fraudes e muito mais.

Comentários