BRASIL: STF FORMA MAIORIA PARA NOVO ENTENDIMENTO SOBRE FORO PRIVILEGIADO

VÍDEO: PROJETO PODE MUDAR REGRA DO IPTU E DO IPVA

Um projeto de lei complementar propõe mudanças significativas na forma de cálculo do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no Brasil. O projeto, de autoria do Deputado José Medeiros, visa substituir o valor venal de carros e imóveis pelo valor de mercado dos bens. O deputado argumenta que a regra vigente prejudica os contribuintes, destacando casos em que a prefeitura cobra até três vezes mais do que o valor venal na hora de uma transferência. A proposta sugere limitar o IPTU a 75% do valor do imóvel, buscando uma maior linearidade e evitando práticas arrecadatórias abusivas.

No caso do IPTU, o projeto também propõe que cada local possa calcular o imposto de acordo com o valor de mercado naquela região, limitando a 75% do valor encontrado. Além disso, sugere descontos em casos específicos, como na avaliação de imóveis que tenham móveis ou melhorias internas. Para o IPVA, a proposta estabelece que o estado só poderá utilizar tabelas de mercado, como a FIP, reduzindo a base de cálculo entre 10% e 20%. 

O advogado tributarista Davi Andrade Silva expressa preocupação com a iniciativa, destacando a importância de não federalizar excessivamente as competências regionais. O projeto aguarda análise das comissões de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e Cidadania, antes de seguir para votação no plenário da Câmara.

Garanta acesso ao nosso conteúdo clicando aqui, para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).

Clique aqui para ter acesso ao livro O Brasil e a pandemia de absurdos, escrito por juristas, economistas, jornalistas e profissionais da saúde conservadores sobre os absurdos praticados durante a pandemia de Covid-19, como tiranias, campanhas anticientíficas, atos de corrupção, inconstitucionalidades por notáveis autoridades, fraudes e muito mais.

Comentários

  1. Esse retardado limita a 75% o valor do IPTU? Nem matando esse animal ele vai enteder q será impagável.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Cadastre seu e-mail na barra "seguir" para que você possa receber nossos artigos em sua caixa de entrada e nos acompanhe nas redes sociais.