VÍDEO: OMS DECLARA “EMERGÊNCIA DE SAÚDE MUNDIAL”

Nesta quarta-feira (14 de agosto de 2024), a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou a reclassificação da mpox como uma emergência de saúde global em uma reunião extraordinária. A decisão foi motivada pelo aumento alarmante de casos, especialmente na África Oriental e Central, e pela descoberta de uma nova variante, a Clade 1b, que é mais transmissível e até 10 vezes mais letal do que a variante Clade 2.


Anteriormente chamada de varíola dos macacos, a mpox foi inicialmente classificada como surto global em 2022, mas saiu da lista de emergências em 2023 após um controle efetivo. No entanto, a nova variante apresentou desafios significativos às estratégias de imunização, levando a OMS a reavaliar e elevar a situação de emergência.


O Comitê de Emergência da OMS sublinhou o risco crescente de disseminação da doença, especialmente na África e em outros continentes, como um fator crucial para a reclassificação e a declaração de emergência global.

Clique aqui para ter acesso ao livro O Brasil e a pandemia de absurdos, escrito por juristas, economistas, jornalistas e profissionais da saúde conservadores sobre os absurdos praticados durante a pandemia de Covid-19, como tiranias, campanhas anticientíficas, atos de corrupção, inconstitucionalidades por notáveis autoridades, fraudes e muito mais.

Garanta acesso ao nosso conteúdo clicando aqui, para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).

Comentários