Partidos de oposição ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) solicitaram ao Supremo Tribunal Federal (STF) que permita o uso das polícias estaduais para proteger fazendeiros em conflitos com comunidades indígenas. A solicitação, feita em 10 de setembro de 2024, foi apoiada por PL, PP e Republicanos, além da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e pelo governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD). A alegação é de que as forças federais têm sido ineficazes em lidar com as situações, observadas recentemente em estados como Paraná e Mato Grosso do Sul.
Confira detalhes no vídeo:
A pressão para permitir a intervenção das polícias estaduais surge após relatos de violência em propriedades rurais. Um vídeo divulgado pelo Poder360 ilustra um ataque indígena a dois veículos da Força Nacional na Fazenda Brilhante, localizada em Terra Roxa (PR). Nas imagens, a Força Nacional é vista recuando enquanto os indígenas permanecem na fazenda.
A demanda por apoio estadual reflete a crescente tensão nos conflitos de terra, ressaltando a necessidade de uma resposta mais robusta e coordenada para lidar com a situação.
Clique aqui para ter acesso ao livro O Brasil e a pandemia de absurdos, escrito por juristas, economistas, jornalistas e profissionais da saúde conservadores sobre os absurdos praticados durante a pandemia de Covid-19, como tiranias, campanhas anticientíficas, atos de corrupção, inconstitucionalidades por notáveis autoridades, fraudes e muito mais.
Garanta acesso ao nosso conteúdo clicando aqui, para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).
Postar um comentário
Cadastre seu e-mail na barra "seguir" para que você possa receber nossos artigos em sua caixa de entrada e nos acompanhe nas redes sociais.