BRASIL: NUNES E BOULOS INICIAM CAMPANHA PARA SEGUNDO TURNO

VÍDEO: STF JULGA SE TERMO “MÃE” VIOLA “DIREITO” DE TRANSSEXUAIS

O Supremo Tribunal Federal (STF) voltou a discutir nesta semana uma ação do PT relacionada aos termos a serem utilizados na declaração de nascido vivo do Sistema Único de Saúde (SUS). O foco da discussão foi o uso das palavras "mãe" e "pai", que críticos afirmam excluir homens trans e mulheres biológicas que podem engravidar. Apesar de o tema já ter sido abordado em um plenário virtual, a inclusão desses termos ainda não havia sido decidida.


Durante a sessão, os ministros André Mendonça, Nunes Marques, Alexandre de Moraes e Flávio Dino se manifestaram a favor da inclusão de "mãe" e "pai" na declaração. Mendonça propôs que esses termos fossem utilizados ao lado de "parturiente" para abranger diferentes convicções pessoais, buscando um equilíbrio entre as identidades de gênero.


Essa discussão levanta questões significativas sobre reconhecimento e inclusão no sistema de saúde, evidenciando a necessidade de adaptar a linguagem oficial para respeitar a diversidade de gênero e assegurar direitos iguais a todos os cidadãos.

Clique aqui para ter acesso ao livro O Brasil e a pandemia de absurdos, escrito por juristas, economistas, jornalistas e profissionais da saúde conservadores sobre os absurdos praticados durante a pandemia de Covid-19, como tiranias, campanhas anticientíficas, atos de corrupção, inconstitucionalidades por notáveis autoridades, fraudes e muito mais.

Garanta acesso ao nosso conteúdo clicando aqui, para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).

Comentários