O senador Esperidião Amin fez sérias acusações contra o Supremo Tribunal Federal (STF) e alguns membros do Congresso durante um pronunciamento em plenário. Amin iniciou parabenizando o presidente da Câmara, Arthur Lira, por se posicionar em defesa das prerrogativas parlamentares, destacando a importância de Lira ter se manifestado sobre a convocação e o indiciamento do deputado Marcel Van Hattem. O senador criticou a decisão do ex-ministro da Justiça e atual integrante do STF, Flávio Dino, que teria utilizado seu poder para pressionar e intimidar os parlamentares, especialmente no caso de Van Hattem. Amin condenou o uso político das instituições de segurança pública e alertou para um cenário crescente de intimidação aos parlamentares, buscando coibir a liberdade de expressão na Casa Legislativa.
Amin também aproveitou a oportunidade para criticar o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, sugerindo que ele seguisse o exemplo de Arthur Lira e se manifestasse mais fortemente em defesa das prerrogativas dos parlamentares. Para o senador, se o caso de Van Hattem fosse isolado, ele já seria considerado um escândalo, mas, de acordo com Amin, ele faz parte de uma série de ações que visam enfraquecer a liberdade de expressão no Congresso. Ele afirmou que essas ações têm como objetivo intimidar os deputados, tornando-os mais cautelosos em suas manifestações e violando o direito constitucional dos representantes do povo de expressar suas opiniões sem medo de retaliações.
Por fim, Esperidião Amin fez duras críticas ao ministro Alexandre de Moraes, acusando-o de ter uma postura tendenciosa e comprometida, o que, segundo ele, coloca em risco a imparcialidade do STF. O senador afirmou que a suspeição de Moraes é evidente e reconhecida por todos aqueles que têm a liberdade de emitir sua opinião. Amin questionou a capacidade do ministro de conduzir investigações de maneira justa e equilibrada, considerando sua postura envolvida em questões políticas. Para o senador, as atitudes de Moraes têm prejudicado o funcionamento do STF e abalado a confiança da população nas instituições judiciais. Amin concluiu sua fala ressaltando a necessidade de os membros do Congresso, principalmente aqueles que defendem a democracia e a liberdade de expressão, tomarem uma posição firme contra os abusos de poder que, segundo ele, ameaçam a autonomia do Legislativo e as liberdades individuais dos parlamentares.
Garanta acesso ao nosso conteúdo clicando aqui, para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).
Clique aqui para ter acesso ao livro escrito por juristas, economistas, jornalistas e profissionais da saúde conservadores que denuncia absurdos vividos no Brasil e no mundo, como tiranias, campanhas anticientíficas, atos de corrupção, ilegalidades por notáveis autoridades, fraudes e muito mais.
Comentários
Postar um comentário
Cadastre seu e-mail na barra "seguir" para que você possa receber nossos artigos em sua caixa de entrada e nos acompanhe nas redes sociais.