A partir desta quarta-feira (08), cidadãos brasileiros e de 47 outros países terão a oportunidade de solicitar a Autorização Eletrônica de Viagem (ETA) para entrar no Reino Unido. O novo sistema digital foi criado pelo governo britânico para facilitar o processo de entrada de viajantes que não necessitam de visto para visitar o país.
Confira detalhes no vídeo:
Com a implementação dessa medida, os brasileiros e cidadãos de outros países elegíveis podem agora solicitar a ETA de maneira prática e rápida, sem precisar comparecer a uma embaixada ou consulado. O procedimento será totalmente online e pode ser feito através de um portal específico do governo do Reino Unido.
A Autorização Eletrônica de Viagem custará £10, o que equivale a cerca de R$ 77, dependendo da cotação atual. O pagamento será realizado no momento da solicitação, e a autorização será concedida após análise do pedido. Uma vez emitida, a ETA permitirá que o viajante entre no Reino Unido sem a necessidade de um visto convencional.
Esse sistema, além de agilizar o processo de entrada no Reino Unido, visa aumentar a segurança nas fronteiras, permitindo que o governo britânico monitore mais de perto os visitantes que não necessitam de visto. A ETA servirá como uma pré-autorização para garantir que os viajantes atendam aos requisitos necessários para entrar no país, como a comprovação de que não representam uma ameaça à segurança nacional ou à ordem pública.
Os viajantes que solicitarem a Autorização Eletrônica de Viagem deverão preencher um formulário online com informações pessoais, dados de viagem e responder a algumas perguntas relacionadas ao motivo da visita ao Reino Unido. A aprovação da ETA normalmente ocorre dentro de poucas horas, mas é recomendável que os viajantes solicitem a autorização com antecedência para evitar contratempos.
De acordo com o governo britânico, a ETA será válida por até dois anos, permitindo múltiplas entradas no país durante esse período. Contudo, a autorização não garante automaticamente a entrada no Reino Unido, pois a decisão final será tomada pelas autoridades de imigração no momento da chegada.
Este novo sistema visa modernizar e tornar mais eficiente o processo de entrada no Reino Unido, refletindo uma tendência global de digitalização dos processos de imigração e turismo. Com o crescente uso de tecnologias, o Reino Unido busca simplificar o processo para os viajantes, ao mesmo tempo em que garante maior controle sobre quem entra no país.
Além disso, o governo britânico destaca que a ETA também permitirá que a imigração seja melhor gerida, oferecendo uma maneira mais eficaz de monitorar os fluxos de pessoas que entram e saem do país. Para os brasileiros, que frequentemente visitam o Reino Unido a turismo ou a negócios, essa nova ferramenta representa uma mudança positiva no processo de entrada.
Em breve, o governo britânico também poderá expandir a aplicação da ETA para outros países, com o objetivo de modernizar ainda mais a forma como lida com os visitantes internacionais.
Garanta acesso ao nosso conteúdo clicando aqui, para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).
Clique aqui para ter acesso ao livro escrito por juristas, economistas, jornalistas e profissionais da saúde conservadores que denuncia absurdos vividos no Brasil e no mundo, como tiranias, campanhas anticientíficas, atos de corrupção, ilegalidades por notáveis autoridades, fraudes e muito mais.
Comentários
Postar um comentário
Cadastre seu e-mail na barra "seguir" para que você possa receber nossos artigos em sua caixa de entrada e nos acompanhe nas redes sociais.