O prefeito de Newark, em Nova Jersey, Ras Baraka, foi preso nesta sexta-feira (9/5) por agentes da polícia imigratória dos Estados Unidos (ICE, na sigla em inglês). Baraka, que é membro do Partido Democrata, foi acusado de invasão de propriedade em um centro de detenção para imigrantes em Newark. De acordo com autoridades locais, o prefeito ignorou uma série de advertências e recusou-se a deixar o local, o que levou à sua detenção.
Confira detalhes no vídeo:
A procuradora do distrito de Nova Jersey, Alina Habba, confirmou a prisão de Baraka através de uma postagem em seu perfil na rede social X. Habba detalhou que o prefeito havia cometido invasão ao entrar no centro de detenção do ICE, apesar de diversas instruções para que ele se retirasse. Em um vídeo compartilhado na mesma postagem, Baraka aparece algemado e sendo escoltado por agentes da polícia, o que gerou grande repercussão nas redes sociais e na mídia local.
Na mensagem, Habba reforçou que, ao desobedecer as ordens e invadir a propriedade, Baraka desrespeitou a lei, afirmando que “ninguém está acima da lei”. A procuradora acrescentou que o prefeito teve a oportunidade de sair do centro de detenção de maneira pacífica, mas optou por desafiar a autoridade policial. A prisão do prefeito ocorreu em meio a um contexto de tensões políticas, especialmente relacionadas às políticas anti-imigração ilegal implementadas durante o governo do presidente Donald Trump.
Por outro lado, membros do Partido Democrata, ao qual Baraka pertence, saíram em defesa do prefeito, argumentando que ele não cometeu invasão. Segundo seus aliados, Baraka não estava dentro do estabelecimento no momento da prisão, o que levantou questionamentos sobre a legalidade da acusação. Além disso, seus apoiadores destacaram que a prisão se deu em um contexto de protesto e oposição à política de imigração do governo federal, uma postura com a qual Baraka sempre foi crítico.
Ras Baraka, de 55 anos, é um conhecido ativista e defensor dos direitos dos imigrantes, tendo se oposto abertamente às políticas de imigração rígidas do presidente Trump. Ele foi eleito prefeito de Newark em 2014, sendo reeleito em 2018 e 2022, e é uma figura importante na política local e nacional. A prisão de Baraka gerou grande comoção, principalmente entre os imigrantes e suas comunidades em Nova Jersey, que o veem como um defensor de suas causas.
O incidente também trouxe à tona a crescente polarização em torno das questões de imigração nos Estados Unidos. Enquanto muitos veem Baraka como um herói que luta contra uma política injusta, outros consideram que ele ultrapassou os limites da lei ao invadir um centro de detenção. A prisão, portanto, não apenas impactou a política local, mas também reacendeu debates sobre a segurança, os direitos dos imigrantes e a forma como as autoridades lidam com figuras políticas que desafiam a lei.
O prefeito permanece detido enquanto as investigações continuam, e a situação ainda está em desenvolvimento.
VEJA TAMBÉM:
Garanta acesso ao nosso conteúdo clicando aqui, para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).
Clique aqui para ter acesso ao livro escrito por juristas, economistas, jornalistas e profissionais da saúde conservadores que denuncia absurdos vividos no Brasil e no mundo, como tiranias, campanhas anticientíficas, atos de corrupção, ilegalidades por notáveis autoridades, fraudes e muito mais.
Comentários
Postar um comentário
Cadastre seu e-mail na barra "seguir" para que você possa receber nossos artigos em sua caixa de entrada e nos acompanhe nas redes sociais.