BRASIL: BOLSONARO TEM PLANO DIFERENTE PARA CARLOS ENVOLVENDO ELEIÇÕES 2026


O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) tem articulado movimentos políticos visando às eleições de 2026, e um dos principais nomes envolvidos em sua estratégia é o do próprio filho, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ). A mais recente sinalização aponta para a possibilidade de Carlos se lançar candidato ao Senado por Santa Catarina, estado onde o bolsonarismo mantém forte apoio popular e onde Jair Bolsonaro obteve votações expressivas em eleições anteriores.

Confira detalhes no vídeo:

A movimentação, ainda em fase inicial, reflete uma tentativa de ampliar a influência da direita no Congresso Nacional e consolidar uma base legislativa que esteja em sintonia com os valores defendidos por Bolsonaro e seus aliados. A escolha de Santa Catarina não é aleatória: trata-se de um dos estados com maior alinhamento ideológico ao ex-presidente, onde o eleitorado conservador elegeu governadores, senadores e deputados com forte discurso de direita nas últimas eleições.

Carlos Bolsonaro, conhecido por seu papel ativo nas redes sociais durante os mandatos do pai e por seu estilo combativo, é visto como uma figura influente no núcleo duro do bolsonarismo. Embora tenha construído sua carreira política no Rio de Janeiro como vereador, há precedentes no cenário político brasileiro de transferências de domicílio eleitoral para viabilizar candidaturas estratégicas em estados onde há maior potencial de vitória. Essa manobra pode ser adotada por Carlos caso a candidatura ao Senado em Santa Catarina seja confirmada.

A possível candidatura de Carlos Bolsonaro ao Senado representa também uma resposta à crescente fragmentação da direita tradicional, com o bolsonarismo buscando se diferenciar e manter uma identidade própria. Ao projetar figuras próximas ao ex-presidente para cargos de maior visibilidade, a estratégia busca manter vivo o capital político de Bolsonaro e garantir posições de poder em Brasília, independentemente de uma nova candidatura presidencial.

Santa Catarina será, em 2026, palco da eleição de uma das vagas ao Senado. Atualmente, a cadeira pertence a Esperidião Amin (PP), que ainda não confirmou se pretende disputar a reeleição. A eventual presença de Carlos na disputa pode reconfigurar o xadrez eleitoral no estado, exigindo novas alianças e reposicionamentos por parte de outros partidos e lideranças locais.

Além da projeção de Carlos Bolsonaro, a movimentação integra um plano mais amplo do ex-presidente para moldar o perfil do Legislativo em 2026. A ideia é ter uma bancada coesa e numerosa de parlamentares alinhados ideologicamente ao seu grupo, com capacidade de influenciar votações estratégicas e pressionar futuros governos, sejam de esquerda ou de centro.

A eventual candidatura de Carlos ao Senado em um estado diferente daquele em que construiu sua carreira também pode servir como teste para medir a força do bolsonarismo fora do eixo tradicional de atuação da família. Se bem-sucedida, abriria caminho para novas articulações políticas do grupo em outras regiões do país, ampliando sua capilaridade e reafirmando o protagonismo do clã Bolsonaro na política nacional.

VEJA TAMBÉM:

Garanta acesso ao nosso conteúdo clicando aqui, para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).

Clique aqui para ter acesso ao livro escrito por juristas, economistas, jornalistas e profissionais da saúde conservadores que denuncia absurdos vividos no Brasil e no mundo, como tiranias, campanhas anticientíficas, atos de corrupção, ilegalidades por notáveis autoridades, fraudes e muito mais.

Comentários