Uma pesquisa divulgada neste sábado (28) pelo instituto Paraná Pesquisas revelou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é, na visão de grande parte da população, o principal responsável pelo escândalo de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). De acordo com o levantamento, 30,6% dos entrevistados atribuem diretamente ao presidente a responsabilidade pelas irregularidades envolvendo benefícios e filiações indevidas de aposentados.
O levantamento mostra que, mesmo entre diferentes segmentos da sociedade, Lula é apontado como o principal culpado. Entre os homens, o índice chega a 35,1%, enquanto entre as mulheres o número é de 26,5%. A faixa etária entre 25 e 34 anos é a que mais responsabiliza o presidente, com 33,4%. Já entre os idosos, com 60 anos ou mais, esse número cai para 27,9%.
Os funcionários do próprio INSS aparecem em segundo lugar entre os citados, com 25% das respostas. Já o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi apontado por 12% dos entrevistados. Outros grupos mencionados incluem sindicatos e associações de segurados, com 7,1%, e o Congresso Nacional, com apenas 0,9%. Ainda, 3,3% consideram todos igualmente responsáveis, enquanto 1,2% deram outras respostas. Por fim, 19,9% disseram não saber ou preferiram não opinar.
O escândalo do INSS veio à tona após uma série de reportagens do portal Metrópoles, publicadas a partir de dezembro de 2023. As matérias denunciaram um crescimento expressivo nos valores arrecadados por entidades por meio de descontos aplicados diretamente nos benefícios de aposentados. Segundo as investigações, a arrecadação anual teria ultrapassado R$ 2 bilhões. Ao mesmo tempo, multiplicavam-se os processos judiciais contra essas entidades por fraudes em filiações sem autorização dos beneficiários.
Essas denúncias motivaram uma resposta das autoridades. A Polícia Federal deflagrou, no mês de abril, a Operação Sem Desconto, que teve como base 38 reportagens jornalísticas. A Controladoria-Geral da União (CGU) também iniciou investigações próprias. Como resultado, tanto o presidente do INSS quanto o ministro da Previdência, Carlos Lupi, deixaram os cargos.
Mesmo com as medidas adotadas posteriormente, a percepção popular aponta que o presidente Lula é o maior responsável pelo caso. A crise atinge não apenas servidores e entidades de classe, mas também o governo federal, que vê sua imagem afetada por episódios de descontrole e falta de fiscalização.
O levantamento do Paraná Pesquisas evidencia o desgaste político causado pelo escândalo. A associação direta do presidente ao caso pode representar um desafio para o governo, que tenta se distanciar das irregularidades. A opinião pública, no entanto, parece exigir maior responsabilidade por parte da liderança nacional.
VEJA TAMBÉM:
Garanta acesso ao nosso conteúdo clicando aqui, para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).
Clique aqui para ter acesso ao livro escrito por juristas, economistas, jornalistas e profissionais da saúde conservadores que denuncia absurdos vividos no Brasil e no mundo, como tiranias, campanhas anticientíficas, atos de corrupção, ilegalidades por notáveis autoridades, fraudes e muito mais.
Comentários
Postar um comentário
Cadastre seu e-mail na barra "seguir" para que você possa receber nossos artigos em sua caixa de entrada e nos acompanhe nas redes sociais.