Na manhã desta terça-feira (1º), um avião de pequeno porte caiu em uma zona rural localizada na Estrada Municipal José Domingues Netto, na Estância Santa Inês, no município de São José do Rio Preto, interior de São Paulo. Imagens que circulam nas redes sociais mostram o momento em que a aeronave perde altura e despenca sobre o terreno.
Os vídeos mostram o avião caindo em uma região de vegetação, sem atingir construções ou outras estruturas próximas. As equipes de resgate informaram que não houve vazamento de combustível, evitando assim riscos adicionais, como incêndios ou explosões.
Para atender a ocorrência, o Corpo de Bombeiros mobilizou seis viaturas com um total de 16 militares. No local, profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) constataram o falecimento das duas pessoas que estavam a bordo da aeronave.
Ainda não estão esclarecidas as causas do acidente. Para investigar o caso, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foi acionado para conduzir a análise técnica. Além disso, a Polícia Técnico-Científica esteve presente para realizar os procedimentos de perícia e coleta de evidências.
A área rural onde ocorreu a queda tem acesso dificultado, o que exigiu esforço das equipes de resgate para chegar ao local e prestar atendimento. Embora o acidente tenha sido fatal para os ocupantes do avião, não houve danos a propriedades ou pessoas no solo.
Acidentes com aeronaves de pequeno porte são relativamente raros, mas evidenciam a necessidade constante de atenção à manutenção, operação e segurança desses veículos, amplamente utilizados para deslocamentos regionais e outras atividades específicas.
Espera-se que o Cenipa divulgue um relatório preliminar em breve, com as primeiras conclusões obtidas a partir das investigações, incluindo análises sobre as condições climáticas, possíveis falhas técnicas ou erros humanos que possam ter contribuído para a queda.
Enquanto isso, as famílias das vítimas recebem apoio das autoridades locais, e a comunidade acompanha o andamento dos trabalhos para esclarecimento do acidente.
O episódio reforça a importância de seguir rigorosamente os protocolos de segurança em operações aéreas, para proteger passageiros, tripulantes e pessoas que vivem próximas às áreas de voo.
VEJA TAMBÉM:
Garanta acesso ao nosso conteúdo clicando aqui, para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).
Clique aqui para ter acesso ao livro escrito por juristas, economistas, jornalistas e profissionais da saúde conservadores que denuncia absurdos vividos no Brasil e no mundo, como tiranias, campanhas anticientíficas, atos de corrupção, ilegalidades por notáveis autoridades, fraudes e muito mais.
Comentários
Postar um comentário
Cadastre seu e-mail na barra "seguir" para que você possa receber nossos artigos em sua caixa de entrada e nos acompanhe nas redes sociais.