BRASIL: SENADOR IZALCI ANALISA ANDAMENTO DA PEC DAS DROGAS

Brasil: lockdowns triplicam pobreza em 6 meses e fazem desemprego bater recorde no país; confira números


De acordo com pesquisa mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente ao último trimestre de 2020, entre outubro e dezembro, o desemprego bateu recorde no país, chegando a  14,3 milhões de pessoas, o que equivale a 14,2% da mão de obra brasileira disponível. Isso se refere exclusivamente às pessoas que procuraram emprego alguma vez nos 30 dias que antecederam a pesquisa. O percentual de desocupados, no entanto, que é a soma do grupo anterior com aqueles que estão sem emprego e não procuraram nos últimos 30 dias, é de 51,3%, mais de 51 milhões de pessoas.

Em termos de extrema pobreza, a Fundação Getúlio Vargas realizou um levantamento entre agosto de 2020 e fevereiro de 2021, apontando que as pessoas nessa faixa social eram 9,5 milhões (4,52% dos brasileiros) no início e 27,2 milhões no final (12,83% dos brasileiros).

Esse resultado se deve às medidas de lockdown e suas variações, isto é, a prática de proibir o funcionamento do comércio e a circulação de pessoas, impactando muito negativamente o consumo, que desestimula investimento, gera desemprego em massa e fechamento de inúmeras empresas.


Clique aqui e confira as novas camisas personalizadas do blog Pensando Direita!

Clique aqui para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).

Comentários