O mercado é a solução

Conheça as soluções B2B do Mercado Eletrônico - Blog Mercado ...

Porque para os liberais a solução para os problemas está sempre no mercado? Para muitos pode parecer que seja apenas uma resposta rápida, presunçosa, e sem algum fundamento lógico por trás. Quando um liberal é chamado para solucionar algum problema de natureza econômica, este defende que o mercado será a solução. “O mercado é a solução do problema”, pode parecer uma resposta automática, rápida, simples, e sem o aprofundamento que a resposta merecia, mas, para nós, existe todo um arcabouço lógico por trás de tal afirmação, que de simplista não tem nada, pelo contrário, de tão complexo passa a ser incompreensível para boa parte das pessoas. 

Para nós, liberais, o mercado sempre terá a solução para políticas públicas, porque ele nunca tem uma solução única para os problemas, mas está em constante evolução, se adequando ao que o problema exige, abrindo um leque de possíveis soluções. É fácil de supor a seguinte situação: em uma economia de livre mercado, várias empresas estão lutando para se manter vivas no mercado, encontrarão meios de aumentar sua qualidade, impulsionando a tecnologia e seus meios de produção, para entregar determinado serviço ou produto de forma eficiente e barata, caso contrário, ela será “expulsa” pelo mercado. 

Agora imaginemos uma catástrofe em determinada região: quem apresentaria a melhor solução para o problema, o mercado ou o governo? De um lado temos um mercado com sua livre concorrência, e empresas lutando para entregar seus serviços de forma rápida, com custo baixo, com qualidade; do outro, temos o governo, com demora na entrega, superfaturando e entregando serviços de má qualidade. Quem tem a melhor solução para o problema? Sem sombra de dúvidas, o mercado. Isso serve para todas as áreas da economia que você possa imaginar, seja educação, infraestrutura, etc.. O mercado sempre terá a solução. 

Aqui não estamos isentando o papel do governo, que deve trabalhar para a população, e já discutimos isso em artigos anteriores, pois o Estado deve ser “pequeno e forte”. Mas se quisermos soluções duradouras e eficientes, que beneficiarão a população como um todo (do mais rico ao mais pobre), teremos que recorrer ao mercado. Ao fazer isso, não estamos recorrendo a uma ou outra pessoa que apresentará uma solução para todos os problemas, que provavelmente é o que aconteceria se recorrêssemos ao governo, mas recorrer ao mercado significa que estamos recorrendo a milhares de pessoas, com visões distintas e ideias próprias, porém com o mesmo objetivo: solucionar o problema. Através dessa concorrência e competitividade, se chegará a uma solução. 

Em suma, quando defendemos que o mercado é a solução para os problemas econômicos, não estamos respondendo de forma automática, pois entendemos a complexidade do problema, mas também entendemos que apenas o mercado é capaz de gerar solução para problemas complexos, através de várias cabeças pensantes, que estão caminhando para o mesmo objetivo. Sendo assim, eu não hesitaria de forma nenhuma em afirmar que para problemas de políticas públicas, sociais, catástrofes, pandemias, etc., o mercado sempre será a solução.


Cadastre seu e-mail na barra "seguir" para receber nossos artigos em sua caixa de entrada e nos acompanhe nas redes sociais.

Comentários