Paraíba: presidente Bolsonaro nomeia reitor contrário à esquerda para a UFPB


O presidente Jair Bolsonaro, com base em sua prerrogativa constitucional de nomear reitor de Universidade Federal dentro de uma lista tríplice, escolheu o professor Valdiney Veloso Gouveia para ocupar o cargo máximo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Valdiney atua na área de psicologia e ministra aulas na UFPB, foi candidato à reitoria neste ano com uma plataforma economicamente liberal e campanha discreta, ficando em terceiro lugar, com 5,35% dos votos.

O reitor escolhido pelo presidente é visto como um outsider, num tradicional reduto do proselitismo político, sindical e socialista da universidade, e apresenta ideias voltadas a uma maior participação da livre iniciativa na instituição. Apesar disso, Valdiney afirmou o seguinte: ''Não fechamos as portas para ninguém'', sinalizando postura diplomática.

A nomeação dele gerou insatisfação e protestos de militantes de esquerda que fazem parte da universidade ou são ligados a ela.


Clique aqui para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).

Comentários

Postar um comentário

Cadastre seu e-mail na barra "seguir" para que você possa receber nossos artigos em sua caixa de entrada e nos acompanhe nas redes sociais.