Uma análise do debate da TV Cabo Branco (segundo turno)


O último debate da eleição municipal de João Pessoa, na TV Cabo Branco, foi marcado pela massificação das respectivas máximas publicitárias dos candidatos, sobre si mesmos e sobre o outro. Isso não impediu que temas cruciais à cidade fossem tratados, nem que fossem discutidos pormenores de propostas de gestão. O clima ligeiramente tenso se fez presente novamente, inclusive com diversos pedidos de direito de resposta realizados, e negados.

A primeira indagação de Cícero Lucena (Progressistas), sobre políticas para deficientes, deixou claro o foco do candidato em reeditar a tática de esmiuçar o conciso plano de governo de seu adversário na tentativa de se colocar como melhor gestor enquanto procura passar a imagem de despreparo e inexperiência ao outro. O contraste foi claro quando Nilvan Ferreira (MDB), logo em seguida, trouxe ao debate o assunto do lockdown e da abertura de escolas, reafirmando o compromisso de não fechar o comércio e permitir o funcionamento das instituições de ensino gradualmente, seguindo protocolos. Isso não pôde ser feito por Cícero, que apesar de falar que não fará lockdown se for eleito, algo que não fez quando teve oportunidade no primeiro debate e durante toda a campanha do primeiro turno, falou generalidades sob roupagem pretensamente técnica para passar a ideia de que é um assunto complexo o suficiente para não permitir nenhum compromisso objetivo prévio.

Essa linha se seguiu durante todo o evento: esmiuçamento de propostas específicas para setores específicos da cidade, contra temas polêmicos, cruciais e delicados sobre histórico do adversário, assunto da pandemia e alianças. Cícero tenta cativar a classe média pela experiência, Nilvan tenta desqualificar tal experiência e se colocar como o novo, economicamente liberal e rodeado de técnicos. Cícero usa do expediente de citar processos e supostos envolvimentos com corrupção de Nilvan como forma de contra-atacar quando o amontoado de temas delicados que possui para ser tratados pelo oponente é trazido ao embate.

Ademais, zombaria, rispidez e agressividade se fizeram frequentemente presentes, evidenciando o acirramento da disputa, voto a voto.


Clique aqui e confira as novas camisas personalizadas do blog Pensando Direita!

Clique aqui para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).

Comentários