BRASIL: PGR DENUNCIA CARLA ZAMBELLI POR “INVASÃO”

Mundo: Irã diz que urânio recentemente enriquecido é para “fins pacíficos”; países mostram preocupação


No último sábado (16), signatários do acordo nuclear com o Irã – França, Alemanha e Reino Unido – emitiram nota na qual demonstram grave preocupação acerca da intensificação do enriquecimento de urânio por parte da República Islâmica do Irã. 

A declaração afirma, entre outras coisas, que “a produção de urânio metálico tem implicações militares potencialmente graves” e que o uso civil do urânio por Teerã não é confiável. 

Segundo a AP News, o Irã, por sua vez, disse à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) da ONU que parasse de publicar “detalhes desnecessários” do programa nuclear iraniano, depois de a agência se mostrar apreensiva quanto aos procedimentos de Teerã. 

Rafael Grossi, diretor da AIEA, explicou na conferência Reuters Next que a capital estava “avançando muito rapidamente” no enriquecimento de urânio a 20%.

O Ministério das Relações Exteriores do Irã assegurou, na pessoa do representante Saeed Khatibzadeh, que suas atuais reservas de alto grau são para “uso totalmente humanitário e pacífico”, como na radiomedicina.


Clique aqui e confira as novas camisas personalizadas do blog Pensando Direita!

Clique aqui para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).

Comentários