Brasil: primeiro satélite 100% brasileiro é lançado ao espaço


Na madrugada do domingo (28), foi lançado o primeiro satélite 100% brasileiro. Seu principal objetivo é monitorar o desmatamento, a destacar o da região amazônica. Desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foi projetado, integrado e testado pelo Brasil, recebendo o nome de Amazonia-1. O satélite faz parte da Missão Amazônia, que prevê três satélites de sensoriamento remoto: Amazonia-1, Amazonia-1B e Amazonia-2; utilizando satélites estabilizados em 3 eixos.

"[O lançamento] é um momento histórico do programa espacial brasileiro, que agora tem novo impulso com o desenvolvimento do centro espacial da Alcântara de forma comercial e desenvolvimento de novos satélites [...] o Amazonia-1 lidera o movimento de outros satélites que serão desenvolvidos no Brasil e foguetes brasileiros", afirmou o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes.

“A Missão Amazonia irá fornecer dados (imagens) de sensoriamento remoto para observar e monitorar o desmatamento especialmente na região amazônica e, também, a diversificada agricultura em todo o território nacional com uma alta taxa de revisita, buscando atuar em sinergia com os programas ambientais existentes. Os dados gerados serão úteis para atender, ainda, outras aplicações correlatas, tais como: monitoramento da região costeira, reservatórios de água, florestas naturais e cultivadas, desastres ambientais, entre outros. Os dados estarão disponíveis tanto para comunidade científica e órgãos governamentais quanto para usuários interessados em uma melhor compreensão do ambiente terrestre”, afirmou texto publicado pelo Inpe.


Clique aqui e confira as novas camisas personalizadas do blog Pensando Direita!

Clique aqui para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).

Comentários