Você é de direita ou de esquerda?


Antes de apresentar a divisão das correntes políticas, é importante destacar as duas linhas gerais que indicam se alguém é de direita ou de esquerda: a cultural e a jurídica. 

1. Cultural – Identificação e alinhamento da pessoa com uma das duas visões de mundo: 

Direita: defende a tradição - são as ideias e os valores derivados da filosofia grega clássica (Platão e Aristóteles) e da moral judaico-cristã. 

Esquerda: defende o progressismo - são os valores e ideias derivados da filosofia grega epicurista e da moral pagã e neopagã (relativismo moral proativo). 

2. Jurídica – Baseado no grau de adequação/submissão do indivíduo ao Estado Moderno: é o nível de interferência do poder estatal (e dos direitos sociais) sobre os direitos individuais e civis: 

Direita: direitos natural e civil do indivíduo 

Esquerda: direitos social e coletivo do Estado 

—————— 

• Divisão das Correntes Políticas • 

Ultraesquerda: comunismo

Extrema Esquerda: socialismo

Esquerda: nacional-socialismo ou marxismo nacionalista (fascismo e nazismo) e socialismo fabiano

Centro-Esquerda: social-democracia e nacionalismo (corporativismo/integralismo); 

Centro: social-liberalismo

Centro-direita: conservadorismo (comunitarista); 

Direita: conservadorismo liberal e liberalismo clássico

Extrema Direita: libertarianismo tradicionalista (jus-naturalista); 

Ultradireita: anarquismo tradicionalista e anarcocapitalismo

—— 

Nos Estados Unidos os socialistas roubaram para eles o termo “liberal”, com o objetivo de desvincular o LIBERALISMO (e as liberdades) do espectro da direita. 

Isto forçou os liberais clássicos a adotarem por lá o termo libertário. Entretanto, na Europa e no Brasil, o termo libertário foi ficando ainda mais à direita na medida em que fincava suas bases no direito natural (jus-naturalismo). 

No Brasil os libertários estão recebendo um epíteto diferente: “anarcolavistas”. Esta definição se deve ao fato de que a doutrina libertária no Brasil está se firmando sobre as bases da Filosofia Clássica, resgatada no Brasil pelo professor Olavo de Carvalho. 

O sistema de pensamento libertário tradicionalista recebe os contornos da filosofia pura de Olavo e da filosofia política de Hans-Hermann Hoppe. 

Curiosidade: 

O grande Mario Ferreira dos Santos, profundo estudioso da tradição cristã, se autodefinia como “anarcocristão”.


Clique aqui e confira as novas camisas personalizadas do blog Pensando Direita!

Clique aqui para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).

Comentários