Brasil: audiência do Jornal Nacional, da Globo, despenca nos últimos meses; saiba as causas


A audiência do maior e mais tradicional telejornal do Brasil, Jornal Nacional, reduziu-se consideravelmente, sobretudo nos últimos meses, de acordo com o Kantar Ibope. Tradicionalmente, apontava algo na faixa de 27,7 pontos, considerando o período entre 2016 e 2020, e passou a figurar com 25,5 desde o início de 2021, a menor média desde 2015, quando registrou 24,7 pontos. A audiência do JN chegou à faixa de 40 pontos no início da pandemia de Covid-19.

Os motivos apontados pelos analistas de TV para tal desempenho negativo são ligados ao fim do reality show Big Brother Brasil 21 e da novela das 21h, "Amor de Mãe", que, por ser inédita, atraía público extra, à espera dela, para o telejornal, que começa às 20:30. O mesmo efeito se dava com o BBB. As reprises de novela, tanto antes do horário do JN como depois, desmotivam o público noveleiro a acompanhar o jornalismo. No entanto, uma das causas mais relevantes é a linha editorial do telejornal, sobretudo durante a pandemia, politizando-a e cobrindo-a de forma sensacionalista, o que se tornou repetitivo e cansativo para boa parte do público.


Clique aqui e confira as novas camisas personalizadas do blog Pensando Direita!

Clique aqui para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens). 

Comentários