BRASIL: SENADOR IZALCI ANALISA ANDAMENTO DA PEC DAS DROGAS

Brasil: TCU manda Dallagnol e outros procuradores da Lava Jato devolverem dinheiro público usado para financiar diárias e passagens milionárias


Foi definido nesta terça-feira (9), pelo Tribunal de Contas da União, que os procuradores envolvidos na Lava Jato devem devolver aos cofres públicos o dinheiro gasto em diárias e passagens aéreas deles durante o período de atuação da força-tarefa. O TCU considerou os gastos como irregulares, já que os integrantes não foram removidos para Curitiba e recebiam os valores de todas as vezes que se deslocavam para a capital paranaense. Um montante que chega à cifra de R$ 5,7 milhões. Destes, R$ 3 milhões foram direcionados para apenas cinco pessoas. 

Caso sejam constatadas de fato as irregularidades, os servidores podem ser enquadrados na Lei da Ficha Limpa e ficar inelegíveis. Entre os quais se inclui o coordenador Deltan Dallagnol, que recentemente sinalizou uma possível candidatura. Em nota, os procuradores afirmaram que os reembolsos foram legítimos e seguiram os parâmetros legais normativos. 

"Os procuradores da República que integraram a força tarefa Lava Jato em Curitiba esclarecem que as diárias e as passagens aéreas referidas foram autorizadas de acordo com os parâmetros legais e normativos, durante a gestão de três diferentes procuradores-gerais da República. Além disso, em todo esse período, nunca foi apontada pela auditoria interna ou pelas autoridades administrativas do MPF qualquer ilegalidade em seu custeio", diz o comunicado.


Clique aqui para ter acesso ao livro O Brasil e a pandemia de absurdos, escrito por juristas, economistas, jornalistas e profissionais da saúde conservadores sobre os absurdos praticados durante a pandemia de Covid-19, como tiranias, campanhas anticientíficas, atos de corrupção, inconstitucionalidades por notáveis autoridades, fraudes e muito mais.

Aviso: nós do blog Pensando Direita estamos sendo perseguidos por políticos e seus assessores nos grupos de WhatsApp!  Garanta acesso ao nosso conteúdo clicando aqui, para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).

Comentários