Mundo: entenda o contexto da vitória do candidato de extrema esquerda na disputa presidencial do Chile


Neste domingo (19) o líder estudantil de esquerda Gabriel Boric (Social Convergence) foi eleito presidente do Chile no segundo turno. Quando a apuração das urnas estava em 68,7%, o adversário, José Antonio Kast (Partido Republicano), telefonou para Boric e reconheceu a derrota. 

Aos 35 anos, Boric será o presidente mais jovem da história do Chile, sucedendo Sebastián Piñera (Sem partido), que terminará seu segundo mandato em março de 2022. O presidente eleito governará com um Congresso dividido, com o qual será necessário realizar acordos para viabilizar as propostas de reformas da Previdência e do sistema tributário, previstos na plataforma de campanha. 

Boric também será presidente durante a assembleia que vai definir uma nova Constituição para o Chile. Caberá a ele implantar a Carta Magna, caso ela seja aprovada. Boric obteve o apoio dos ex-presidentes Ricardo Lagos e Michelle Bachelet, ambos também de esquerda.


Clique aqui para ter acesso ao livro O Brasil e a pandemia de absurdos, escrito por juristas, economistas, jornalistas e profissionais da saúde conservadores sobre os absurdos praticados durante a pandemia de Covid-19, como tiranias, campanhas anticientíficas, atos de corrupção, inconstitucionalidades por notáveis autoridades, fraudes e muito mais.

Aviso: nós do blog Pensando Direita estamos sendo perseguidos por políticos e seus assessores nos grupos de WhatsApp!  Garanta acesso ao nosso conteúdo clicando aqui, para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).

Comentários