Nesta terça-feira (15), a Câmara dos Deputados aprovou uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que aumenta de 65 para 70 anos a idade máxima de entrada nos tribunais superiores. No primeiro turno, foram 439 votos a 15, já no segundo turno, 416 votos a 14. A proposta segue para o Senado.
A alteração atinge os indicados às seguintes cortes: Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), tribunais regionais federais (TRFs), Tribunal Superior do Trabalho (TST), tribunais regionais do Trabalho (TRTs), Tribunal de Contas da União (TCU) e ministros civis do Superior Tribunal Militar (STM).
O autor da PEC, deputado Cacá Leão (PP-BA) afirmou que a mudança decorre da chamada “PEC da Bengala”, transformada na Emenda Constitucional 88, que modificou o limite de idade da aposentadoria compulsória dos ministros de cortes superiores de 70 para 75 anos.
Na avaliação do parlamentar:
“A falta de alteração na idade máxima de nomeação fazia com que juízes e desembargadores de 65 anos deixassem de ter acesso às cortes superiores. Sem perspectiva de ascensão na carreira, muitos deles acabavam pedindo aposentadoria precoce, com perda da experiência e moderação conquistadas ao longo de décadas”.
Clique aqui para ter acesso ao livro O Brasil e a pandemia de absurdos, escrito por juristas, economistas, jornalistas e profissionais da saúde conservadores sobre os absurdos praticados durante a pandemia de Covid-19, como tiranias, campanhas anticientíficas, atos de corrupção, inconstitucionalidades por notáveis autoridades, fraudes e muito mais.
Aviso: nós do blog Pensando Direita estamos sendo perseguidos por políticos e seus assessores nos grupos de WhatsApp! Garanta acesso ao nosso conteúdo clicando aqui, para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).
Postar um comentário
Cadastre seu e-mail na barra "seguir" para que você possa receber nossos artigos em sua caixa de entrada e nos acompanhe nas redes sociais.