Nesta sexta-feira, o Supremo Tribunal Federal (STF) formou uma maioria de votos a favor da validação do retorno do imposto sindical, agora rebatizado como "contribuição assistencial". Com esta decisão, os sindicatos poderão convocar uma assembleia anual e, independentemente do número de trabalhadores presentes, submeter a votação a cobrança dessa contribuição.
Confira detalhes no vídeo:
Se aprovada em assembleia, as empresas do setor devem efetuar o desconto da contribuição e repassar o valor à entidade sindical correspondente. Vale ressaltar que apenas os trabalhadores que comunicarem à empresa e ao sindicato o seu desinteresse em efetuar o pagamento estarão isentos dessa obrigação.
Essa decisão do STF tem o potencial de reacender o debate sobre o financiamento sindical no Brasil e seu impacto nas relações de trabalho. A validação da contribuição assistencial traz implicações importantes para sindicatos, empresas e trabalhadores, e continuará sendo tema de discussão no cenário jurídico e trabalhista do país.
Aviso: nós do blog Pensando Direita estamos sendo perseguidos por políticos e seus assessores nos grupos de WhatsApp! Garanta acesso ao nosso conteúdo clicando aqui, para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).
Clique aqui para ter acesso ao livro O Brasil e a pandemia de absurdos, escrito por juristas, economistas, jornalistas e profissionais da saúde conservadores sobre os absurdos praticados durante a pandemia de Covid-19, como tiranias, campanhas anticientíficas, atos de corrupção, inconstitucionalidades por notáveis autoridades, fraudes e muito mais.
Postar um comentário
Cadastre seu e-mail na barra "seguir" para que você possa receber nossos artigos em sua caixa de entrada e nos acompanhe nas redes sociais.