BRASIL: SENADO OBTÉM VITÓRIA SOBRE LULA EM PAUTA QUE CONTRARIA MINISTROS DO STF

O Marco Temporal foi promulgado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, após o ex-presidente Lula recusar-se a realizar a promulgação dos trechos que ele havia vetado, e cujos vetos foram derrubados pelo Congresso. O Projeto de Lei visava reafirmar disposições já presentes na Constituição desde 1988, respondendo ao ativismo do Supremo Tribunal Federal que havia alterado o Marco Temporal contrariamente ao texto constitucional. 

Confira detalhes no vídeo:


O senador Marcos Rogério, relator do Marco Temporal no Senado, enfatizou que a nova lei, agora em vigor, assegura a segurança jurídica das terras indígenas, restituindo o direito de propriedade consagrado na Constituição Federal. 

Contudo, a concentração de poderes no Senado, exemplificada pelo impedimento de apreciação de pedidos de impeachment de ministros do STF, levanta questões sobre a representatividade da instituição.

Garanta acesso ao nosso conteúdo clicando aqui, para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).

Clique aqui para ter acesso ao livro O Brasil e a pandemia de absurdos, escrito por juristas, economistas, jornalistas e profissionais da saúde conservadores sobre os absurdos praticados durante a pandemia de Covid-19, como tiranias, campanhas anticientíficas, atos de corrupção, inconstitucionalidades por notáveis autoridades, fraudes e muito mais.

Comentários