BRASIL: MINISTÉRIO DA FAZENDA ABRE CONSULTA PÚBLICA SOBRE “REGULAMENTAÇÃO” DE BIG TECHS

O Ministério da Fazenda abriu uma consulta pública para discutir a regulamentação das grandes plataformas digitais, popularmente conhecidas como Big Techs. Iniciada na última sexta-feira, a consulta aceita contribuições por meio do site Participa + Brasil, exigindo que os participantes tenham uma conta no portal Gov.br. As sugestões podem ser enviadas até 18 de março. O foco da consulta será nos aspectos econômicos, abordando práticas abusivas contra consumidores e possíveis prejuízos à livre concorrência por parte dessas grandes empresas de tecnologia.

Confira detalhes no vídeo:



O secretário de reformas do Ministério da Fazenda, Marcos Barbosa Pinto, explicou que temas como fake news e moderação de comentários nas redes sociais não serão abordados, concentrando-se apenas nos aspectos econômicos. A consulta é considerada necessária para avaliar a possibilidade de regulação e, se necessário, realizar alterações na lei da defesa da concorrência. A previsão é que o processo seja concluído até o final do semestre, com uma proposta enviada ao Congresso Nacional, dependendo dos resultados obtidos.

A preocupação do governo também envolve a posse de grandes bases de dados pelas empresas, a capacidade de processamento dessas informações e a troca de bancos de dados entre as gigantes do setor. 

Garanta acesso ao nosso conteúdo clicando aqui, para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).

Clique aqui para ter acesso ao livro O Brasil e a pandemia de absurdos, escrito por juristas, economistas, jornalistas e profissionais da saúde conservadores sobre os absurdos praticados durante a pandemia de Covid-19, como tiranias, campanhas anticientíficas, atos de corrupção, inconstitucionalidades por notáveis autoridades, fraudes e muito mais.

Comentários