BRASIL: DINO TENTA DEFENDER MORAES, MAS ACABA SENDO REBATIDO NO SENADO

Durante uma sessão no plenário do Senado, o senador-ministro Flávio Dino, indicado ao Supremo Tribunal Federal, mas optou por assumir o mandato de senador temporariamente, protagonizou um discurso que acabou se tornando uma nova sabatina ao ser contestado pelos senadores Esperidião Amin e Plínio Valério.

Confira detalhes no vídeo:



Esperidião Amin confrontou uma das declarações de Dino, questionando a assertiva de que os inquéritos políticos conduzidos pelo ministro Alexandre de Moraes no STF permanecem indefinidos há quase cinco anos porque não cabe ao ministro determinar seu arquivamento. Amin relembrou que o Ministério Público, sob a então Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, arquivou o inquérito, mas o ministro relator prosseguiu com a investigação.

Amin destacou aspectos da manifestação da ex-procuradora-geral, enfatizando a importância da separação de funções entre acusação, investigação e julgamento. Ele ressaltou a natureza inquisitorial do inquérito em questão, aberto há cinco anos, e criticou o fato de parecer que qualquer pessoa pode ser alvo, desde que o "Torquemada" – referindo-se ao inquisidor espanhol do século XV – se lembre dela.

Garanta acesso ao nosso conteúdo clicando aqui, para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).

Clique aqui para ter acesso ao livro O Brasil e a pandemia de absurdos, escrito por juristas, economistas, jornalistas e profissionais da saúde conservadores sobre os absurdos praticados durante a pandemia de Covid-19, como tiranias, campanhas anticientíficas, atos de corrupção, inconstitucionalidades por notáveis autoridades, fraudes e muito mais.

Comentários